Estuário do Tejo forma profissionais sobre violência e maus-tratos a menores

Massviolencia 2 1 690 400
11 Abril 2019

 

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Estuário do Sado organizou o seu primeiro mass training sobre “Violência e Maus-tratos em Crianças e Jovens”. O evento que decorreu a 10 de abril, no Museu do Neo-realismo, em Vila Franca de Xira, contou com a presença de Laura Silveira, Vice-presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).  


A pertinência do curso ao mobilizar diferentes profissionais de saúde do ACES para a temática da violência e maus-tratos em crianças e jovens foi um dos aspetos realçados por Laura Silveira. “Ao desenvolver competências para identificar, intervir e articular as respostas a dar aos menores que infelizmente vivenciam este fenómeno”, enfermeiros, médicos, psicólogos e técnicos de serviços social “estarão mais alerta e motivados para o acompanhamento precoce” dos casos.

Também a ARSLVT está empenhada em “consolidar o trabalho por vós desenvolvido”, adiantou.

Laura Silveira saudou o facto de no curso estarem inscritos 90 profissionais oriundos dos cinco concelhos que compõem o ACES do Estuário do Tejo, alguns dos quais membros dos núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (NACJR) e das equipas de Prevenção da Violência em Adultos (EPVA).         

 


A sessão de abertura contou ainda com Alberto Mesquita, Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Maria do Céu Canhão, Diretora Executiva do ACES do Estuário do Tejo, e Daniela Costa Reis, Coordenadora do NACJR de Vila Franca de Xira e responsável pela comissão organizadora do curso.


Nas diversas intervenções salientou-se a importância de dotar os profissionais de saúde de “ferramentas” adequadas e de apostar em intervenções concertadas. Atuar precocemente, de forma a proteger estas crianças e jovens, promover a sua saudável integração na sociedade e evitar que se tornem adultos violentos foram outros dos aspetos mencionados.


O mass training decorreu ao longo de todo o dia.