"Formação Redução de Danos em Contextos Recreativos, aos profissionais da DICAD"

Dicad10 1 690 400
10 Abril 2019

No passado dia 1 de abril, realizou-se a Formação “REDUÇÃO DE DANOS”, dinamizada pela DICAD da ARSLVT, e dirigida aos profissionais das Equipas de Redução de Danos da DICAD que já intervêm nesta área de intervenção, ou que desejam vir a desenvolver trabalho nesse âmbito.

Esta formação pretendeu renovar os conhecimentos dos/as profissionais que estiveram presentes em ação de 2016, e oferecer formação fundamental aos novos elementos que integraram as equipas e iniciativas de redução de danos desde aquela data.

A formação foi ministrada por Marta Borges, Responsável pela Área de RRMD a nível regional, na Equipa de Coordenação da DICAD; Alexandra Camilo, também da Equipa de Coordenação da DICAD; Paulo Teixeira, Responsável pela Área de RRDM no CRI da Península de Setúbal, e Lucília Matias, Enfermeira do CRI do Ribatejo.

A sessão centrou-se em três conceitos essenciais: Substâncias e manuseamento dos testes, oxímetro e teste de alcoolismo; planeamento das intervenções, e comunicação.

Estiveram presentes nos Serviços Centrais da ARSLVT, 28 formandos, tendo estado representadas as oito Unidades de Intervenção Local da DICAD.