VI Jornadas de Saúde Vila Franca de Xira e Estuário do Tejo

Xira1 1 690 400
05 Abril 2019

O Auditório do Centro Cultural de Samora Correia foi o palco escolhido para a realização das VI Jornadas de Saúde, uma iniciativa levada a cabo pelo Hospital Vila franca de Xira e o Agrupamento de Centros de Saúde Estuário do Tejo (ACES).

Saúde Mental: A Pensar no Futuro, foi este o tema em debate nestas jornadas. A convite da organização, a abertura das jornadas contou com o responsável máximo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Luís Pisco.

Dirigindo-se aos participantes, Luís Pisco começou por agradecer o convite e congratular a organização e todos os presentes pela pertinência do tema escolhido.

"A questão da Saúde Mental, é de facto crucial. Exemplo disso mesmo é o Programa Regional de Saúde Mental da ARSLVT, que contém objetivos relevantes que estão em linha com a defesa dos direitos humanos das pessoas com problemas de saúde mental, e que visam assegurar o acesso equitativo e de qualidade a cuidados de saúde".

"A presente iniciativa demonstra bem o trabalho de parceria e articulação de cuidados de saúde levado a cabo pelo Hospital, pelo ACES e pela autarquia. Cada vez mais, aquilo que nos deve nortear é uma aposta clara e inequívoca na promoção da saúde e não da doença, porque, "a sustentabilidade do nosso Serviço Nacional de Saúde está, em grande medida, mantermos os cidadãos portugueses saudáveis, durante mais tempo".

Maria do Céu Canhão, Diretora Executiva do ACES Estuário do Tejo, evidenciou algum do trabalho que tem vindo a fazer em prol da saúde mental, referindo que é muito importante trabalhar cada vez mais na promoção da saúde, dando como exemplo o Projeto: Unidades com Afetos, no qual se comprova a importância que os afetos têm longevidade de uma boa Saúde Mental.