Literacia em Saúde: Campanha de informação sobre doença aguda pediátrica promovida pelo HGO e pelo ACES Almada/Seixal

Cartaz campanha doen a aguda pedi trica hgo aces as 1 690 400
04 Abril 2019

O Hospital Garcia de Orta e o ACES Almada/Seixal, com o apoio da ARSLVT, iniciam hoje, quinta-feira, a distribuição de cerca de 20 mil folhetos e 300 cartazes que explicam quais os primeiros passos que pais e encarregados de educação devem dar sempre que se deparam com uma situação de doença aguda pediátrica.

Os folhetos são entregues a todos/as os/as alunos/as dos Jardins-de-infância e Escolas do 1º ciclo dos concelhos de Almada e Seixal que, prontamente, aderiram à iniciativa.

As crianças são as portadoras das mensagens que queremos transmitir aos seus pais e encarregados de educação, num grande investimento em literacia em saúde e promoção do autocuidado, procurando dar indicações simples, sobre como lidar com algumas situações correntes, mas que motivam muitas idas desnecessárias às urgências pediátricas e mesmo aos Centros de Saúde.

Esta campanha visa que os Centros de Saúde assegurem, em primeira linha, o atendimento da doença aguda pediátrica, uma vez que mais de 70% dos atendimentos na Urgência Pediátrica são situações de baixa prioridade e que não inspiram cuidados de maior.