Curso de formação em estomaterapia para enfermeiros no IPO Lisboa

Banner internet 9curso estomaterapia 1 690 400
03 Abril 2019

Em maio, decorre no Centro de Formação do IPO Lisboa o 9º Curso de Estomaterapia. O curso destina-se a enfermeiros e é coordenado e organizado pelas enfermeiras da consulta de estomaterapia do Instituto. Inscrições abertas ao exterior, com número limite de formandos.

Aprofundar conhecimentos e debater a analisar as atuais práticas nacionais e internacionais são os objetivos do 9º Curso de Estomaterapia, que terá lugar durante o mês de maio, no Centro de Formação do IPO Lisboa. O curso destina-se a enfermeiros e é coordenado e organizado pelas enfermeiras da consulta de estomaterapia do Instituto. 

No final da formação, os enfermeiros deverão demonstrar conhecimentos e habilidades na área da estomaterapia; identificar os tipos de estoma e as suas especificidades; definir pele periestoma, lesões e algoritmos específicos de intervenção; identificar o papel da enfermagem na adaptação da pessoa à ostomia e elaborar um plano de cuidados em estomaterapia.

As ostomias são uma realidade muito presente no dia-a-dia da população nacional e do IPO, onde estão em acompanhamento mais de 400 doentes, com diferentes tipos de tumores.

A consulta de estomaterapia do IPO Lisboa foi criada há dez anos e é uma referência a nível nacional. Além dos cuidados diferenciados que prestam diariamente a doentes e familiares do Instituto, as enfermeiras dão formação a colegas de outras instituições e integram grupos de trabalho da Direção Geral de Saúde, Infarmed, Ordem dos Enfermeiros e outros.

No 9º Curso de Estomaterapia do IPO Lisboa são aceites até 25 formandos. Se o número de inscritos for superior às vagas disponíveis será feita seleção, de acordo com critérios referidos no programa.

Para mais informação consulte www.ipolisboa.min-saude.pt