USP Zé Povinho promove debate do Plano Regional de Saúde do ACES Oeste Norte

Img 20190319 120349 1 690 400
21 Março 2019

 

A Unidade de Saúde Pública do ACES Oeste Norte organizou, a 19 de março, uma reunião no auditório da Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha, com o tema "Plano Local de Saúde 2019-21: Planear a Saúde de Todos para Todos - Um Plano Estratégico para Uma Região Saudável".

A reunião teve início com a intervenção da Drª Ana Pisco, Diretora Executiva do ACES Oeste Norte, e nela marcaram presença 45 elementos dos 6 concelhos da região Oeste Norte (Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos e Peniche). O objetivo da reunião foi apresentar a missão e a estratégia do Plano Local de Saúde ao painel de colaboradores do plano, um grupo multidisciplinar de técnicos que participa na sua elaboração e integra representantes da área da Saúde, Educação, forças de segurança e administração e elementos das seis câmaras municipais da região, entre outros.

A reunião teve uma apreciação positiva por parte dos seus participantes e veio reforçar a importância da colaboração intersectorial na visão proposta para este plano: otimizar os ganhos em saúde na região Oeste Norte, num modelo de perspetiva salutogénica, em que o centro de atuação é a saúde e não a doença, através da colaboração de todos os setores da sociedade e da participação e capacitação dos seus cidadãos.

De acordo com o cronograma proposto, o Plano Local de Saúde Oeste Norte 2019-21 ficará concluído no final de junho de 2019, altura em que será realizada a sua apresentação pública.

O Plano Local de Saúde da Região Oeste Norte está a ser coordenado pela Unidade de Saúde Pública (USP) Zé Povinho, através de uma equipa constituída por um médico de Saúde Pública, uma médica interna de Saúde Pública, duas enfermeiras especialistas em Saúde Comunitária e uma técnica superior de Saúde Ambiental da Unidade de Saúde Pública.