Cadaval ganha novo Centro de Saúde

Img 9861 1 690 400
12 Março 2019

O Primeiro-Ministro, António Costa, e a Ministra da Saúde, Marta Temido, inauguraram hoje, dia 12 de março, o novo Centro de Saúde do Cadaval, batizado com o nome do "pai" do Serviço Nacional de Saúde, António Arnaut. 

Na sua intervenção, António Costa sublinhou que a parceria estabelecida entre o Município e o Ministério da Saúde para a construção destas novas instalações «é uma boa prova de que, juntando esforços e dando as mãos, se consegue fazer mais e melhor».

Por outro lado a «descentralização nas áreas da saúde para os municípios é algo que não só é possível, porque está provado que já é possível, como também demonstra bem a enorme mais-valia desta cooperação para que a qualidade da saúde dos portugueses possa melhorar significativamente».

«Estas instalações que hoje inauguramos permitem dar melhores condições de trabalho aos profissionais, maior conforto aos utentes e diversificar a oferta de serviços prestados, com novas valências como a saúde mental e a saúde oral», concluiu António Costa.

Por seu turno, a Ministra da Saúde, Marta Temido, destacou que a modernização de instalações «permite ganhos no trabalho dos profissionais e maior funcionalidade e comodidade no serviço prestado à população».

 

Na cerimónia de inauguração também intervieram José Bernardo Nunes, Presidente da Câmara Municipal do Cadaval - entidade que comparticipou a edificação da obra e António Martins, Diretor Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Sul.

Em representação da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) esteve o seu presidente, Luís Pisco, a vice-presidente, Laura Silveira e respetivos vogais, além de outros responsáveis regionais.

Este novo centro de saúde é composto por sete médicos, nove enfermeiros, cinco assistentes técnicos e um assistente operacional, e vai servir 13.200 utentes. Está dotado de nove gabinetes médicos, três gabinetes de enfermagem, duas salas de tratamento, um gabinete de saúde oral, uma academia de mobilidade e seis gabinetes de trabalho.

Integra várias unidades funcionais: uma Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhadhos (URAP), uma Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) e uma Unidade de Saúde Pública (USP), estando dotada de melhores condições de trabalho e de segurança para os utentes e profissionais de saúde.