Centro Hospitalar de Setúbal inicia Hospitalização Domiciliária

Setubal 1 690 400
07 Março 2019

O Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) vai iniciar a hospitalização domiciliária, um modelo assistencial em que se disponibilizam cuidados de saúde especializados no domicílio dos doentes.

O Serviço de Medicina Interna, vai ser responsável pela implementação de uma Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) prevista para o 2º semestre de 2019. Para o efeito, conta com uma equipa de gestão hospitalar multidisciplinar e uma equipa de hospitalização domiciliária e 5 camas de hospitalização domiciliária.

O modelo proposto assenta na Medicina Hospitalar de Ambulatório, centrada nas necessidades do doente agudo, mas simultaneamente mais humanizada, respeitando a individualidade de cada doente e devidamente integrada com os outros níveis de cuidados.

Esta unidade pretende apresentar uma alternativa ao modelo de internamento convencional, que proporciona assistência médica e de enfermagem aos utentes que, apesar de necessitarem cuidados hospitalares, reúnem um conjunto de critérios clínicos, sociais/familiares e geográficos que permitem que sejam hospitalizados no domicílio, sob vigilância de uma equipa de gestão hospitalar multidisciplinar, após o devido consentimento informado do doente e da sua família.

A UHP apresenta várias vantagens, nomeadamente, menor incidência de infecções hospitalares, maior comodidade para o doente que recebe cuidados de saúde no seu domicílio, libertação de recursos hospitalares, redução de custos, entre outros.