7.000 idosos vacinados gratuitamente contra a gripe nas farmácias de Loures

Vacinas 2 1 690 400 1 690 400
19 Fevereiro 2019

 

No espaço de dois meses e meio, as 37 farmácias do concelho de Loures parceiras da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) vacinaram gratuitamente 7.000 idosos contra o vírus da gripe. “Os resultados demonstram que a adesão dos idosos a este projeto-piloto foi positiva e que as respostas de proximidade fazem a diferença no acesso aos cuidados”, defende Luís Pisco, Presidente da ARSLVT.

Numa iniciativa inédita no País, este projeto-piloto procurou reforçar a vacinação de pessoas com 65 ou mais anos contra o vírus da gripe. Recorde-se que a possibilidade de vacinação em farmácias já existe, mas habitualmente os utentes têm custear a vacina e a sua administração. Com esta iniciativa, os idosos foram vacinados sem necessidade de receita médica, com todas as condições de qualidade e segurança, sem qualquer encargo financeiro e em ligação com o registo de vacinação do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O projeto-piloto decorreu entre 15 de outubro e 31 de dezembro.


No total das inoculações registadas no ACES Loures-Odivelas, incluindo centros de saúde e farmácias dos dois concelhos, foram registados 40.000 idosos vacinados, mais 10.000 do que na época anterior. Este valor demonstra que o protocolo entre a ARSLVT e as farmácias deu um importante contributo no acesso à vacina da gripe por parte deste grupo de risco.

Recorde-se que o protocolo entre ARSLVT, ANF, AFP e ADIFA foi assinado a 8 de novembro na Farmácia Ribeiro Soares, em Santa Iria da Azóia, na presença de Raquel Duarte, Secretária de Estado da Saúde.