Dia do Doente: USF da Baixa recebe visita da Ordem dos Médicos

Visita om 1 1 690 400
13 Fevereiro 2019

 

No Dia Mundial do Doente, que se assinalou a 11 de fevereiro, a Ordem dos Médicos visitou a Unidade de Saúde Familiar (USF) da Baixa e ficou a conhecer a realidade de uma equipa que presta cuidados a cerca de 15.000 utentes com uma forte componente multicultural.


Luís Pisco, Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e Vera Almeida, Diretora Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Lisboa Central, acompanharam Miguel Guimarães, Bastonário da Ordem dos Médicos (OM), e João de Deus, membro do Conselho Nacional da OM, nesta iniciativa.

Martino Gliozzi, Coordenador da USF da Baixa, fez as “honras da casa” e conduziu a comitiva – que também incluiu Vítor Neves, Presidente da Europacolon Portugal, Luís Gardete Correia e Alexandra Costa, dirigentes da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) – ao encontro de utentes e profissionais.



Em reunião com os médicos da unidade, a comitiva da OM elogiou a juventude da equipa e as estratégias adotadas para colocar o cidadão no centro dos cuidados. Falou-se sobre a duração das consultas, novas tecnologias, formação, literacia em várias línguas e ligação à comunidade através de vários projetos.