8 concorrentes à construção do Hospital Lisboa Oriental

Img 3797 1 690 400
04 Fevereiro 2019

Terminou a 31 de janeiro, a fase de apresentação de propostas do concurso público internacional para a construção e manutenção do futuro Hospital de Lisboa Oriental (HLO). Ao todo foram apresentadas 8 propostas, o que atesta a boa recetividade do projeto junto dos proponentes.

Os concorrentes são:

- Servicios Hospitalarios CHUT
- Agrupamento Hygeia
- Alberto Couto Alves, SA
- Tejo Infraestruturas Hospitalares (TIH)
- Ferrovial Agroman, SA
- Ferrovial Serviços SA
- Bastos, Amorim & Araújo – Consultoria e Trading, Lda.
- Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, SA

Enquanto entidade que coordena o processo, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) congratula todos os intervenientes pela conclusão de mais uma etapa num processo que se caracteriza pela grande complexidade e salienta em especial o grande interesse demonstrado por todos os concorrentes.

A fase seguinte será de análise e avaliação das propostas. À fase de negociação do concurso poderão passar um máximo de três finalistas e de entre estes será escolhida a proposta a adjudicar.

Recorde-se que o HLO irá pautar-se pelos mais elevados standards de qualidade, quer em termos tecnológicos, quer em termos de organização/oferta de cuidados.
O concurso público internacional em curso visa a conceção, construção e manutenção do Hospital de Lisboa Oriental, em regime de Parceria Público-Privada.

A instalar em Marvila numa área total de 180.000 m2, o novo hospital de Lisboa deverá estar construído em 2023 e terá uma capacidade mínima de 875 camas. O HLO vai representar para o operador privado um investimento total de cerca de 330 milhões de euros e, para o Estado, estima-se uma renda anual que poderá rondar os 16 milhões de euros durante 27 anos do contrato.