Novo Centro de Saúde em Algés

Descerramento da placa2 1 690 400
28 Abril 2017

O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, inaugurou no 25 de abril o novo Centro de Saúde de Algés, cerimónia que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Paulo Vistas, e da Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Rosa Valente de Matos.

O Centro de Saúde de Algés irá servir um total de 19.613 utentes inscritos. Nesta unidade irão trabalhar 12 médicos, 12 enfermeiros e 9 administrativos no secretariado clínico, num horário de funcionamento de segunda a sexta, das 8h00 às 20h00.

Na mesma ocasião, procedeu-se a uma homenagem à Dra. Fátima Nogueira, que foi diretora do ACES de Oeiras de dezembro de 2012 a dezembro de 2016.

A cerimónia incluiu ainda a assinatura de um protocolo entre o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Oeiras, representado pela presidente da ARSLVT, Rosa Valente de Matos, e o Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, no âmbito do programa de Gestão Integrada de Cuidados aos Doentes Crónicos Complexos.

Segundo a presidente da ARSLVT, Rosa Valente de Matos, este protocolo tem com objetivo "a implementação do Projeto Piloto para a criação de um programa de gestão integrada da doença, dirigido aos utentes com multimorbilidaes e grandes utilizadores dos serviços de urgência. A relevância deste projeto está em perceber qual o peso destes doentes no contexto atual. Assente na comunicação e na articulação entre os vários níveis de cuidados (Primários, Hospitalares e Continuados), este projeto decorre de um trabalho de equipa multidisciplinar que integra médicos de medicina interna e medicina geral e familiar, enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos. Esta iniciativa piloto alicerça-se num novo modelo de práticas e procedimentos fundamentais para a transformação do processo da prestação de cuidados aos doentes crónicos com multipatologia, mas também num processo dinâmico de reajustamento sistemático às condições do doente e exigências técnicas".