Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo
Desenvolvimento Sustentável / ESG

PROJETOS EM CURSO

Programa de Conhecimento e Desenvolvimento Sustentável


Booklet I – 1ª e 2ª Edições (Junho 2019 / Julho 2021)


Booklet II – 3ª e 4ª Edições (Setembro 2021 / Dezembro 2022)


Booklet III – 5ª Edição (2023)

Programa “Gaming + Saúde”


Booklet da Fase I – Edição 2023 – Os Jovens e a Prática de Gaming no Município de Cascais

Informação Estratégica






Estratégia Regional para o Alinhamento com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável – constante no Relatório de Actividades ARSLVT 2019 a partir da pág. 60

ODS Prioritários para a ARSLVT



ODS – 2023 Voluntary National Review – Portugal

- Consulte o Relatório – em especial a caixa PROJECT «GAMING+SAÚDE» da pág. 116

__________________________________________

Informação complementar

Em 2019, a ARSLVT aderiu à ALIANÇA ODS PORTUGAL, uma iniciativa da Global Compact Network Portugal, a rede portuguesa do United Nations Global Compact (UNGC), que integra, entre outras, organizações do Estado Português. Neste âmbito, foi criada na ARSLVT uma área de Conhecimento e Sustentabilidade, sendo designada Ana Paula Harfouche como responsável pela área do conhecimento, que também tem a cargo esta temática.

Com esta adesão, a ARSLVT confirma a sua concordância com os princípios da Organização das Nações Unidas (ONU) e do UNGC, bem como o compromisso de trabalhar para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aprovados pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Setembro de 2015. Este compromisso resultou da cooperação com as partes interessadas, com as entidades do sistema das Nações Unidas em Portugal e com a comunidade internacional, de acordo com as opções estratégicas, possibilidades e prioridades operacionais.
Ana Paula Harfouche foi nomeada Embaixadora da Aliança ODS Portugal, com especial responsabilidade na promoção dos Objetivos 3 e 4, para a Área Metropolitana de Lisboa:


Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
Dos 17 ODS da ONU, a ARSLVT elegeu como princípio de ação, e tendo como base o ODS número 3 – “Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades” em linha com a sua missão, desenvolver em complemento e com contribuição direta os ODS números 4, 10 e 17, os quais terão uma contribuição indireta para os restantes ODS.


Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável
A ARSLVT tem promovido e continuará a promover parcerias com várias entidades, para atingir os ODS que tem vindo a desenvolver no sentido de contribuir quer para o objetivo base – ODS 3, foco de qualquer sistema de saúde, quer para o desenvolvimento dos objetivos complementares e com contribuição direta – os ODS 4 e 10, os quais terão uma contribuição indireta para os restantes ODS.
Tratando-se de uma agenda mundial, assente em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas a implementar por todos os países da Organização das Nações Unidas, a Agenda 2030 pressupõe a integração dos ODS nas políticas, processos e ações desenvolvidas nos planos nacionais e áreas regionais do mundo, agenda essa que a ARSLVT incorpora como desafio desta década e deste século.
Prémio de Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade 2020
Em 2020 a ARSLVT, representada por Ana Harfouche – Head da AGENDA ARSLVT para a Sustentabilidade, Conhecimento e Inovação – foi distinguida com o diploma de Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade 2020. Esta distinção numa cerimónia que decorreu no dia 19 de novembro 2020 e que contou com a participação do Senhor Secretário de Estado do Tesouro, Dr. Miguel Cruz. Em 20 de janeiro de 2022 a Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE) designou Ana Harfouche como Embaixadora da Aliança ODS Portugal, tendo especial responsabilidade na promoção ODS 3 – Saúde de Qualidade, e do ODS 4 – Educação de Qualidade, para a Área Metropolitana de Lisboa.

Esta cerimónia encontra-se inserida na programação da Semana da Responsabilidade Social 2020, uma iniciativa que, todos os anos, congrega representantes governamentais, líderes empresariais, especialistas, academia e organizações da sociedade civil para debater os grandes temas relativos à ética, à responsabilidade social e à sustentabilidade. Este ano, num formato inovador – Plataforma HOPIN – foi escolhida pelo United Nations Global Compact para acolher em 2020 dois dos seus grandes eventos anuais [UN Global Compact Leaders Summit e UN Global Compact Uniting Business LIVE].
Consulte o Relatório dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030. Indicadores para Portugal : 2010-2020, do INE
Consulte o Sustainable Development Report 2021 da ONU
2ª Conferência da ARSLVT – Agenda para a Transformação dos Cuidados de Saúde Primários

O auditório Maria de Jesus Barroso, na Casa das Histórias Paula Rego, foi o palco escolhido para a realização da 2ª Conferência da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) subordinada ao tema – Agenda para a Transformação dos Cuidados de Saúde Primários.
A abertura da sessão ficou a cargo do presidente da ARSLVT, Luís Pisco, e contou ainda com as presenças da Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas e do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.
Durante a conferência foram apresentadas as principais linhas de força e alguns consensos do Documento de Reflexão Estratégica sobre o futuro dos Cuidados de Saúde Primários na Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, face aos novos desafios globais e nacionais tendo em vista o horizonte do ano 2030.
Esta conferência contou com o alto patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, que embora não pudesse estar presente, brindou a sessão de encerramento com uma intervenção através de vídeo, onde saudou a iniciativa e enviou uma mensagem de esperança e gratidão pelo papel que o Serviço Nacional de Saúde, tem prestado a todos os portugueses.
Conheça a: “Visão de um cidadão sobre os CSP do futuro”

Artigo: Cuidados de saúde primários para uma saúde sustentável a pensar nos portugueses ❯
Protocolo de Parceria do Projeto “Agenda para a Transformação 2030 dos Cuidados de Saúde Primários da ARSLVT”, no concelho de Cascais
A Câmara Municipal de Cascais foi o palco escolhido para a assinatura de um protocolo de colaboração entre a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e o Município de Cascais (CMC).
O protocolo agora firmado visa a concretização do projeto “Agenda para a Transformação 2030 dos Cuidados de Saúde Primários da ARSLVT”, no concelho de Cascais, uma aposta nos Determinantes Sociais em Saúde, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

“Uma aliança estratégica na promoção da saúde e na prevenção da doença é, absolutamente, essencial para que possamos ganhar a batalha da qualidade de vida”, disse o responsável máximo da ARSLVT.
Menção Honrosa no âmbito do Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade 2022

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) recebeu uma Menção Honrosa no âmbito do Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade 2022, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE). A cerimónia de entrega dos prémios decorreu a 27 de outubro, no Salão Nobre Dr. Victor Santos, na Casa do Alentejo, em Lisboa.
Nuno Venade, Vogal do Conselho Diretivo da ARSLVT, e Ana Harfouche, Coordenadora da Agenda ARSLVT para a Sustentabilidade, receberam a distinção das mãos de Mário Parra da Silva, Presidente da APEE. A Menção Honrosa foi conquistada pelo trabalho desenvolvido no âmbito do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 – “Saúde em Qualidade”, mais concretamente através do projeto “ODS 3 – Agenda para a Transformação 2030 – Cenarização para a Evolução dos Cuidados de Saúde Primários na ARSLVT”.
Com a conquista desta menção honrosa, a ARSLVT vê reconhecida esta boa prática em responsabilidade social e sustentabilidade, proporcionando a divulgação do trabalho desenvolvido e em desenvolvimento. E, não menos importante, este reconhecimento proporciona uma forte motivação para toda a equipa continuar o caminho de boas práticas.


Com a conquista desta menção honrosa, a ARSLVT vê reconhecida esta boa prática em responsabilidade social e sustentabilidade, proporcionando a divulgação do trabalho desenvolvido e em desenvolvimento. E, não menos importante, este reconhecimento proporciona uma forte motivação para toda a equipa continuar o caminho de boas práticas.
ARSLVT no BSN Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa

Estabelecer linhas orientadoras para diferentes sectores da economia para a transformação estratégica rumo a uma Europa Sustentável 2030. Este é o principal objetivo do Business & Science Network (BSN) Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa, ecossistema empresarial do qual a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) faz parte. O lançamento da estrutura ocorreu em outubro de 2022, em Lisboa.
Nascido por iniciativa da Rede do Empresário, o BSN Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa visa promover o diálogo entre o setor público e privado, a partilha do conhecimento e boas práticas. Fomenta a investigação e estudos científicos, a formação e o debate, bem como a exploração de novos modelos e abordagens para as questões do desenvolvimento sustentável. Em suma, pretende estabelecer linhas orientadoras sobre as expetativas da sustentabilidade para os diferentes setores da indústria portuguesa e dos países da zona Euro.
Consequentemente, o BSN Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa consubstancia-se num ecossistema que congrega empresas dos mais variados setores de atividade: administração pública, economia social, organizações para o desenvolvimento sustentável, academia, entre outros. Ao todo são 25 as entidades fundadoras, a saber:
AMI, APECOM – Associação Portuguesa das Empresas de Comunicação, Administração Regional de Saúde Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Associação Nuvem Vitória, Biosphera, CAOS, Casa Museu Oliveira Guimarães, Deloitte, Fundação do Gil, Girl Move, Go Parity, GRACE – Empresas Responsáveis, Grupo Portugália Restauração, Hotel Vila Galé, ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Just a Change, PACT-Parque Tecnológico de Évora, Planetiers, Savills, SGS, SIBS, SPEAK, TESE, Unipartner 55 +.
Saiba mais

Consulte o Caderno Evidências II – Agenda para a Transformação 2030 – Cenarização para a Evolução dos Cuidados de Saúde Primários na ARSLVT ❯
Consulte o 1º Caderno ARSLVT EVIDÊNCIAS I ❯
Consulte o Relatório de Sustentabilidade integrado no Relatório de Atividades ARSLVT 2019, pp.60 ❯
Conheça a: “Visão de um cidadão sobre os CSP do futuro” ❯
Veja a notícia do evento no suplemento Saúde & Vida do Jornal Vida Económica ❯
Veja o takeaway do Programa de Conhecimento & Desenvolvimento Sustentável ❯
Governance e Sustentabilidade dos CSP em debate no VIII Congresso Científico da ANL ❯

Links úteis
ODS 4 | EDUCAÇÃO DE QUALIDADE ❯