Comissão de Farmácia e Terapêutica
Composição

Paula Broeiro-Gonçalves
Presidente da Comissão de Farmácia e Terapêutica
Licenciada em Medicina e Doutorada em Saúde Pública Especialidade de Epidemiologia, Assistente Graduada de Medicina Geral e Familiar, docente na Nova Medical School e na Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano da Universidade de Évora. Presidente da Comissão de Farmácia e Terapêutica da ARSLVT desde Setembro 2019. Competência em Medicina farmacêutica pela OM e membro da Comissão de Avaliação de Medicamentos (INFARMED) desde 1996. Diretora da Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar entre 2014 e 2017. Diretora de Internato (2009-2013) e Assessora da Coordenação de Internato de Medicina Geral e Familiar em 2012-2013. Colaboradora e investigadora em diferentes atividades de investigação. Tem diversas publicações em revistas científicas nacionais.
Consulte as declarações de Conflito de interesses: 2021 | 2020 | 2019

Nadine Ribeiro
Membro da Comissão de Farmácia e Terapêutica
Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL), com pós-graduação em Assuntos Regulamentares do Medicamento pela FFUC e pós-graduação em Cuidados Farmacêuticos e Seguimento Farmacoterapêutico na ULHT. Especialista em Farmácia Hospitalar. Coordenadora da Unidade de Farmácia da ARSLVT, Vice-Presidente da Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica (INFARMED), Membro da Comissão de Avaliação de Medicamentos e da Comissão de Avaliação de Tecnologias de Saúde (INFARMED). Membro da Mesa de Assembleia Geral da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos. Professora Auxiliar Convidada responsável pela UC Farmácia Hospitalar do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas no IUEM e assistente da UC estágios. Coordenação dos Serviços Farmacêuticos do HSFX – CHLO e membro da CFT do CHLO (2006-2012). Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares (APFH) (2002-2004).
Consulte as declarações de Conflito de interesses: 2021 | 2020 | 2019 | 2018 | 2017 | 2016 | 2015 | 2014 | 2013 | 2012

Cristina Meireles
Membro da Comissão de Farmácia e Terapêutica
Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL), com mestrado em Doenças Infecciosas Emergentes atribuído pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e pós-graduada em Doenças Infecciosas pelo Departamento de Doenças Infecciosas do Hospital de Santa Maria e pelo Departamento de Doenças Infecciosas do hospital Curry Cabral. Apresenta o título de Especialista em Farmácia Hospitalar, atribuída pela Ordem dos Farmacêuticos. É farmacêutica assistente nos Serviços Farmacêuticos do hospital Curry Cabral. Foi membro da Comissão de Farmácia e Terapêutica do Hospital Curry Cabral e membro da Subcomissão para a Terapêutica Antivírica.
Consulte as declarações de Conflito de interesses: 2021 | 2020 | 2019 | 2018 | 2017

Mara Guerreiro
Membro da Comissão de Farmácia e Terapêutica
Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL), doutorada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Manchester e pós-graduada em Direito da Farmácia e do Medicamento, pela Universidade de Coimbra. Foi distinguida como “Fellow” da European Society of Clinical Pharmacy. É Professora Coordenadora Convidada na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa e Professora Associada Convidada no Instituto Universitário Egas Moniz. Foi investigadora em diversos centros nacionais e internacionais; atualmente é investigadora principal do projeto VASelfCare (LISBOA-01-0145-FEDER-024250, 02/SAICT/2016) e coordenadora do projeto europeu Train4Health (2019-1-PT01-KA203-061389), liderados pela ESEL. Foi presidente do Conselho Jurisdicional Regional do Sul e Regiões Autónomas, da Ordem dos Farmacêuticos, e exerceu cargos diretivos em várias instituições profissionais nacionais e europeias.
Consulte as declarações de Conflito de interesses: 2021 | 2020 | 2019 | 2018 | 2017 | 2016

João Costa
Membro da Comissão de Farmácia e Terapêutica
Licenciado e Doutorado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), Professor Associado de Farmacologia Clínica da Faculdade de Medicina de Lisboa, Especialista em Neurologia, Neurofisiologia e Farmacologia Clínica, Mestre em Neurociências e em Electrodiagnóstico Neurológico. Investigador Principal da Unidade de Farmacologia Clínica do Instituto de Medicina Molecular. Presidente do Colégio de Farmacologia Clínica da Ordem dos Médicos. Membro do Education Sub-Committee da European Association for Clinical Pharmacology and Therapeutics. Diretor Adjunto do Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência, FMUL. Diretor Coordenador da Cochrane Portugal. Experiência extensa na realização de estudos epidemiológicos, ensaios clínicos e avaliação económica de medicamentos.
Consulte as declarações de Conflito de interesses: 2021 | 2020 | 2019 | 2018 | 2017 | 2016

Daniel Caldeira
Membro da Comissão de Farmácia e Terapêutica
Licenciado e Doutorado em Medicina, especialidade Farmacologia Clínica, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), Especialista em Cardiologia no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte – Hospital Santa Maria, Especialista em Farmacologia Clínica pela Ordem dos Médicos, Professor Auxiliar de Medicina e Farmacologia Clinica na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Coordenador do grupo de estudos de Trombose e Plaquetas da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, e coordenador do Young Working Group of Thrombosis da Sociedade Europeia de Cardiologia. Group leader e Investigador Principal da Unidade de Farmacologia e Terapêutica Cardiovascular do Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa (CCUL). Co-investigador em múltiplos ensaios clínicos. É autor de mais de 80 publicações em revistas com peer-review indexadas na MEDLINE.
Consulte as declarações de Conflito de interesses: 2021 | 2020 | 2019 | 2018

Renata Afonso
Membro da Comissão de Farmácia e Terapêutica
Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL), com mestrado em Farmácia Hospitalar atribuído pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL), pós-graduada em Microbiologia Médica Tropical no Instituto de Medicina Tropical, Universidade Nova de Lisboa.
Especialista em Farmácia Hospitalar, pela Ordem dos Farmacêuticos. Membro da Comissão de Farmácia e Terapêutica do Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca de 2004 a 2020, membro da Comissão de Controlo de Infeção de 2000 a 2004, membro da Comissão de Ética para a Saúde de 2012 a 2020, membro da Comissão de Qualidade e Segurança do Doente de 2012-2019. Coordenadora Farmacêutica da Informatização Clínica no Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca, na área da prescrição electrónica e ferramentas de suporte à decisão clínica, de 2002 a 2012. Diretora dos Serviços Farmacêuticos do Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca de 2012 a 2020.
Consulte as declarações de Conflito de interesses: 2021 | 2020

Samuel Gomes
Membro da Comissão de Farmácia e Terapêutica
Mestrado Integrado em Medicina pela Universidade da Beira Interior em 2015.
Especialista em Medicina Geral e Familiar, desempenhando funções no ACES Amadora. Membro no Núcleo Regional Sul da USF-AN desde 2018. Realizou o Curso Pós-Graduado de Avaliação de Literatura Médica da Nova Medical School e é membro do corpo de monitores do curso “CALM – Curso Pós-Graduado de Avaliação de Literatura Médica” da mesma faculdade desde 2019. Desde 2020 é Medical Advisor na UpHill (ferramenta de suporte à decisão para profissionais de saúde).
Consulte as declarações de Conflito de interesses: 2021
Boletins e Notas Terapêuticas
Nota Terapêutica 2/2022: Sacubitril/Valsartan
Nota Terapêutica 1/2022: Febuxostate
Folheto dos antidiabéticos para o Cidadão
Terapêutica da hiperglicemia na Diabetes Tipo 2 – Atualização 2019
Nº1/2019
Utilização de Benzodiazepinas: Um grave problema de saúde pública
Nº1/2017
Anexo I – Estratégias para a descontinuação de benzodiazepinas
Nº1/2017
Anexo II – Folheto para o cidadão: Porque deve parar a toma de calmantes (benzodiazepinas)
Nº1/2017
Serão os Inibidores da Bomba de Protões fármacos seguros a longo prazo?
Nº1/2016
Quatro questões na terapêutica antihipetensora
Nº1/2015
Pregabalina versus gabapentina no tratamento da dor neuropática
Nº1/2014
Redução do Risco Cardiovascular Aterosclerótico: Utilização das Estatinas
Nº2/2014
Trimetazidina
Nº1/2013
Medicamentos de utilização clínica não recomendada
Nº2/2013
Terapêutica da hiperglicémia na Diabetes Mellitus tipo 2
Nº3/2013
Antagonistas dos receptores dos leucotrienos: montelucaste e zafirlucaste
Nº4/2013
Anticoagulantes orais
Nº5/2013
Relatórios de Utilização de Medicamentos
Consulte os Relatórios de Utilização de Medicamentos em Publicações ❯
Protocolos Hospitalares de Medicamentos Biológicos
A Portaria n.º 99/2022 de 21 de fevereiro, veio alterar o modelo de articulação entre os Centros Prescritores de Medicamentos Biológicos para o tratamento de doentes com artrite reumatoide, espondilite anquilosante, artrite psoriática, artrite idiopática juvenil poliarticular e psoríase em placas e as instituições do SNS que procedem à dispensa destes medicamentos.
De acordo com o artigo 3º desta Portaria, o médico prescritor deve cumprir o disposto nas normas de orientação clínica da Direção–Geral da Saúde e orientações da Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica (CNFT), competindo à CNFT, através do Formulário Nacional de Medicamentos (FNM), a definição dos critérios de utilização dos medicamentos constantes no anexo à presente portaria.
Na sequência da publicação da referida Portaria, a CNFT emanou recentemente a Orientação nº 13 “Circuito de prescrição e dispensa de medicamentos biológicos e iJAK no âmbito da portaria n.º 99/2022 de 21 de fevereiro”. Por via desta Orientação, a CNFT propõe um modelo de articulação entre os Centros Prescritores não pertencentes a instituições do SNS, as CFT hospitalares e as CFT das Administrações Regionais de Saúde de forma a garantir tempos máximos de resposta e condições de acessibilidade uniformes a nível nacional. São, igualmente, identificados os fluxos de informação a adotar, com vista à minimização da deslocação do utente e à salvaguarda do seu melhor tratamento.
Uma das principais premissas deste novo modelo de articulação assenta na partilha de informação entre os vários parceiros, garantindo maior transparência e agilidade no processo. Neste sentido, a CFT da ARSLVT procede à publicação a legislação aplicável a esta área, as orientações da CNFT e os protocolos terapêuticos dos hospitais do SNS, onde se identificam os medicamentos disponíveis nas várias linhas terapêuticas em cada instituição e as respetivas necessidades de justificação clínica, sempre que aplicável.
Saiba mais:
- Portaria 99/2022, de 21 de fevereiro
- Orientação nº 13/junho 2022
- Medicamentos Biológicos utilizados em doenças reumáticas, psoríase e doença inflamatória Intestinal – Linhas de tratamento e alternativas terapêuticas CNFT
Protocolos de utilização de medicamentos biológicos e iJAK no âmbito da Portaria 99/2022, de 21 de fevereiro:
- Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, E.P.E.
- Centro Hospitalar do Oeste, E.P.E.
- Centro Hospitalar do Médio Tejo, E.P.E.
- Hospital Garcia de Orta, E.P.E.
- Hospital de Cascais
- Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, E.P.E.
- Hospital Distrital de Santarém, E.P.E.
- Hospital Vila Franca de Xira, E.P.E.
- Centro Hospitalar de Setúbal, E.P.E.
- Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca, E.P.E.
- Centro Hospitalar Barreiro Montijo, E.P.E.
- Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central, E.P.E.
- Hospital Beatriz Ângelo, E.P.E.
Contactos de referência:
Documentos legais
Nomeação Paula Broeiro e recondução da restante CFT
Alteração das Regras de Prescrição de Medicamentos Portaria nº 224-A/2013, publicada no Diário da República, 1ª Série, de 09 de julho de 2013
Criação da Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica (CNFT) Despacho nº 7841-B/2013 publicado no Diário da República, 2ª Série, de 17 de junho de 2013
Criação das Comissões de Farmácia e Terapêutica em cada Administração Regional de Saúde (CFT-ARS) Portaria nº 340-2012, publicada no Diário da República, 1ª Série, de 25 de outubro de 2012
Formulário Nacional de Medicamentos Despacho nº 7841-B/2013, publicado no Diário da República, 2ª Série, de 17 de junho de 2013
Regras de Prescrição de Medicamentos Portaria nº 137-A/2012, publicada no Diário da República, 1ª Série, de 11 de maio de 2012
Ligações de Interesse
Nacionais ❯
Comissões de Farmácia e Terapêutica ❯
Outros ❯
Internacionais ❯
Agências Reguladoras de Medicamentos ❯
Avaliação de Novos Medicamentos ❯
Boletins Farmacoterapêuticos ❯
Boletins Farmacoterapêuticos dos Hospitais ❯
Calculadoras ❯
Cálculo de NNT ❯
Farmacoeconomia ❯
Fichas técnicas de medicamento ❯
Guias de Prática Clínica ❯
Guias Farmacoterapêuticas ❯
Motores de busca para Guias de Prática Clínica ❯
Outras Fontes ❯
Nacionais
COMISSÕES DE FARMÁCIA E TERAPÊUTICA
CFT – Centro Hospitalar de Cova da Beira
CFT – Centro Hospitalar de Leiria
CFT – Centro Hospitalar do Porto
OUTROS
Internacionais
Agências Reguladoras de Medicamentos
Agencia Española de medicamentos e produtos sanitarios
Centro de Información online de Medicamentos de la AEMPS – CIMA
Informes mensuales de La AEMPS / 2013
Avaliação de Novos Medicamentos
ACPM – Advisory Committee on Prescription Medicines, Australia
AETS – Agencia de Evaluación de Tecnologias Sanitarias, Spain
AETSA – Andalusian Agency for Health Technology Assessment, Spain
Agenas – The Agency for Regional Healthcare, Italy
AHRQ – Agency for Healthcare Research and Quality, USA
AHTA – Adelaide Health Technology Assessment, Australia
AHTAPol – Agency for Health Technology Assessment in Poland, Poland
AQuAS – Agência de Qualitat i Avaluació Sanitàries de Catalunya, Spain
ASSR – Agenzia Sanitaria e Sociale Regionale (Regional Agency for Health and Social Care), Italy
AVALIA-T – Galician Agency for Health Technology Assessment, Spain
Canadian Agency for Drugs and Technologies in Health
CADTH – Canadian Agency for Drugs and Technologies in Health, Canada
CDE – Center for Drug Evaluation, Taiwan, Republic of China
CEDIT – Comité d´Evaluation et de Diffusion des Innovations Technologiques, France
CENETEC – Centro Nacional de Excelencia Tecnológica en Salud, Mexico
CONITEC – National Committee for Technology Incorporation, Brazil
CMeRC – Charlotte Maxeke Research Consortium, South Africa
CRD – Centre for Reviews and Dissemination, United Kingdom
FinOHTA – Finnish Office for Health Technology Assessment, Finland
G-BA – The Federal Joint Committee (Gemeinsamer Bundesausschuss), Germany
GÖG – Gesunheit Österreich GmbH, Austria
HAD-MSP-Uruguay – Health Assessment Division, Ministry of Public Health, Uruguay
HAS – Haute Autorité de Santé, FRANCE
HealthPACT – Health Policy Advisory Committee on Technology, Australia
HIQA – Health Information and Quality Authority, Ireland
HIS – Healthcare Improvement Scotland, United Kingdom
HQO – Evidence Development and Standards Branch, Canada
HTA-HSR/DHTA – HTA & Health Services Research, Denmark
IECS – Institute for Clinical Effectiveness and Health Policy, Argentina
IETS – Instituto de Evaluación Tecnológica en Salud, Colombia
IHE – Institute of Health Economics, Canada
INASanté – National Instance for Accreditation in Health Care, Tunisia
INESSS – Institut national d’excellence en santé et en services, Canada
IQWiG – Institut für Qualität und Wirtschaftlichkeit im Gesundheitswesen, Germany
KCE – Belgian Health Care Knowledge Centre, Belgium
LBI-HTA – Ludwig Boltzmann Institute for Health Technology Assessment, Austria
MaHTAS – Health Technology Assessment Section, Ministry of Health Malaysia, Malaysia
Ministerio de Sanidad, Servicios Sociales e Igualdad
MTU-SFOPH – Medical Technology Unit – Swiss Federal Office of Public Health, Switzerland
National Insitute for Health and Care Excellence
New Drugs – Medicines Information
NECA – National Evidence-based healthcare Collaborating Agency, Korea
NHC – New Zealand National Health Committee, New Zealand
NHMRC CTC – NHMRC Clinical Trials Centre, Australia
NIHR – National Institute for Health Research, United Kingdom
NOKC – Norwegian Knowledge Centre for the Health Services, Norway
Organización Farmacéutica Colegial
OSTEBA – Basque Office for Health Technology Assessment, Spain
SBU – Swedish Council on Technology Assessment in Health Care, Sweden
Sociedad Española de Farmaceuticos de Atención Primaria
UVT – HTA Unit in A. Gemelli Teaching Hospital, Italy
ZIN – Zorginstituut Nederland, The Netherlands
ZonMw – The Netherlands Organisation for Health Research and Development, The Netherlands
www.ccohta.ca/CDR/cdr_recommendations.cfm
www.ahfmr.ab.ca/publications/index.php
www.ukmicentral.nhs.uk/newdrugs/ndrforgp.htm
Boletins Farmacoterapêuticos
www.icf.uab.es/informacion/boletines/bg/asp/bg_e.asp
www.san.gva.es/cas/prof/dgf/farmacia/boletin.htm
www.infodoctor.org/rafabravo/medicamentos.html
www.boletinfarmacos.org/boletines.asp?Period=2009
www.york.ac.uk/inst/crd/ehcb.htm
www.wemerec.org/bullet_avail_bulletins.htm
www.uiowa.edu/~idis/idisnews.htm
Boletins Farmacoterapêuticos dos Hospitais
Biblioteca – Actualidad del Medicamento
Complejo Hospitalario Universitario de Albacete – Área de Publicaciones
Hospital Universitario de Araba
http://www.humv.es/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=65&Itemid=27
http://www.riojasalud.es/profesionales/farmacia/723-boletines-de-farmacia-del-hospital-san-pedro
http://www.elcomprimido.com/FARHSD/PUBBOLCFTPORTADA.htm
http://www.elcomprimido.com/FARHSD/PUBBOLCINFPORTADA.htm
http://www.msps.es/biblioPublic/publicaciones/recursos_propios/infMedic/porVolumen/home.htm
Calculadoras
http://www.dep4.san.gva.es/contenidos/mbe/doc/Bucher.xls
http://www.dep4.san.gva.es/contenidos/mbe/doc/comparacion_indirecta_ajustada.pdf
http://www.cadth.ca/en/publication/884
http://www.cadth.ca/en/resources/about-this-guide/download-software
http://www.cadth.ca/media/pdf/H0462_ITC_User_Guide.pdf
Cálculo de NNT
http://www.pmean.com/09/NntForIndirectComparisons.html
http://www.redcaspe.org/que-hacemos/herramientas/
http://www.sign.ac.uk/methodology/index.html
http://araw.mede.uic.edu/cgi-bin/nntcalc.pl
http://www.cebm.utoronto.ca/palm/ebmcalc/
http://www.cebm.utoronto.ca/pocketpc/ebmcalc/
http://www.cebm.utoronto.ca/practise/ca/statscal/
http://spph.ubc.ca/sites/healthcare/files/calc/clinsig.html
http://www.quantitativeskills.com/sisa/statistics/twoby2.htm
http://www.quantitativeskills.com/sisa/statistics/two2hlp.htm#GFX
http://www.cebm.utoronto.ca/practise/ca/statscal/orToNnt.php
http://www.pedro.org.au/english/downloads/confidence-interval-calculator/
http://www.nntonline.net/visualrx/
http://www.dep4.san.gva.es/contenidos/mbe/doc/critical_prior_interval.xls
http://www.theshakespeares.com/confidence_calculator.html
http://www.elsevier.es/revistas/ctl_servlet?_f=7064&articuloid=13099760
http://www.pitt.edu/~super1/lecture/lec10421/index.htm
http://www.polyu.edu.hk/mm/effectsizefaqs/calculator/calculator.html
http://bmj.bmjjournals.com/collections/statsbk/7.shtml
http://www.pedro.org.au/english/downloads/confidence-interval-calculator/
http://www.fisterra.com/material/investiga/program_internet/program_internet.htm
Farmacoeconomia
Associación de Economía de la Salud
Guidelines for the Economic Evaluation of Health Technologies: Canada
Instituto de Investigación en Servicios de Salud
Revista Española de Economía de La Salud
http://www.cadth.ca/media/pdf/186_EconomicGuidelines_e.pdf
http://www1.york.ac.uk/inst/crd/
http://infodoc.inserm.fr/euronheed/Publication.nsf
http://www.hcra.harvard.edu/index.html
http://www.healtheconomics.com/
http://www.farmacoeconomia.com/
Http://www.pharmacy.arizona.edu/centers/hope/hope.html
http://www.elsevier.com/locate/issn/01676296
Fichas Técnicas de Medicamento
https://sinaem4.agemed.es/consaem/fichasTecnicas.do?metodo=detalleForm
http://www.emea.europa.eu/EPARs
http://www.emea.europa.eu/htms/human/epar/eparintro.htm
http://eudrapharm.eu/eudrapharm/welcome.do?selectedStaticLocale.languageCode=en
http://www.accessdata.fda.gov/scripts/cder/drugsatfda/index.cfm
Guias de Prática Clínica
http://mdm.ca/cpgsnew/cpgs/index.asp
http://www.library.nhs.uk/GUIDELINESFINDER/
http://www.library.nhs.uk/redirect.aspx?to=guidance
http://medicine.ucsf.edu/education/resed/ebm/practice_guidelines.html
http://www.acponline.org/clinical_information/guidelines/
http://www.icsi.org/guidelines_and_more/index.aspx?catID=12
http://www.rcplondon.ac.uk/publications/Pages/Reports-and-guidelines.aspx
http://www.moh.gov.sg/content/moh_web/home/Publications.html
http://www.fisterra.com/guias2/index.asp
http://www.agreecollaboration.org
http://www.guidelines-international.net
http://www.juntadeandalucia.es/salud/orgdep/AETSA/
http://www.gradeworkinggroup.org/
http://www.osanet.euskadi.net/r85osteba/es/contenidos/informacion/osteba/es_osteba/osteba.html
Guias Farmacoterapêuticas
Complexo Hospitalario Universitario de Albacete
Guia Faramcoterapeutica del Hospital universitario som dureta
Hospital Universitario Marqués de Valdecilla
Institut Català de la Salut
Servicio de Farmacia del Hospital General Universitario de Alicante
http://www.gencat.cat/ics/professionals/pdf/Guia-Farmacoterapeutica-10.pdf
http://sescam.jccm.es/web1/profHome.do?main=/profesionales/farmacia/indiceFarmacia.html
Motores de busca para Guias de Prática Clínica
http://www.pubgle.com/buscar.htm
http://sumsearch.uthscsa.edu/espanol.htm
http://www.tripdatabase.com/index.html
http://www.excelenciaclinica.net/
Outras Fontes
http://www.whocc.no/atc_ddd_index/
http://www.osatzen.com/osatzen-documentos-interior.php?tipo=7
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/
http://dan.corlan.net/medline-trend.html
http://www.freemedicaljournals.com/
http://www.update-software.com/Clibplus/Clibplus.asp
http://www.elcomprimido.com/FARHSD/AlquimiA.htm
http://www.evidence.nhs.uk/default.aspx
Contactos
Comissão de Farmácia e Terapêutica da ARSLVT
Avenida Estados Unidos da América lote 77 – 11º piso, 1749-096 Lisboa
Tel: 21 842 5203/5123 | E-mail geral: cft@arslvt.min-saude.pt | Email secretariado: paula.monteiro@arslvt.min-saude.pt