Saúde Pública
SAÚDE PÚBLICA

Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo

Recrutamento
recrutamento

Descubra os Procedimentos Concursais a decorrer e venha trabalhar connosco

COVID-19
covid-19

Saiba mais sobre Centros de Vacinação, Centros de Teste, Voluntariado, entre outros

NOVA – AHED | Curso Medicina Narrativa

Entendemos por Medicina Narrativa a prática de cuidados de saúde com capacidades narrativas que permitem que os profissionais reconheçam o sofrimento dos outros e deles próprios; sejam capazes de interpretar as narrativas verbais e não verbais de doença; e que sejam motivados a agir de modo a respeitar a Pessoa do Doente e do Profissional.

A prática da Medicina Narrativa implica a reconceptualização de termos; uma atenção especial à linguagem, nomeadamente ao uso de metáforas e a consciencialização do impacto dos gestos e das atitudes no modo como agimos dentro do ecossistema da Saúde. A pandemia levantou questões éticas que precisam de ter respostas urgentes. Trata-se de questões principalmente relacionadas com lacunas de comunicação, decisões éticas difíceis e obstáculos experienciados no confronto com a Morte, a Incerteza/o Erro e com a definição de Políticas Públicas de Saúde que respondam à atual situação. Para suprir as lacunas tornadas visíveis pela pandemia, os profissionais de saúde precisam de espaços seguros onde possam refletir e partilhar as suas perceções, crenças e conhecimentos. Este Curso fornece as ferramentas e os conhecimentos necessários para promover práticas que cuidem melhor dos doentes/ familiares e dos próprios profissionais de saúde.

 

O curso Communication | Applied Narrative Medicine é coordenado por Ana Sofia Carvalho (Bioethics, PhD) e Susana Magalhães (PhD). Irá realizar-se na NOVA Medical School, em Lisboa, nos dias 20, 27 de Junho e 4, 11 de Julho, com um total de 30 horas e 2,5 ECTS.

 

Consulte a brochura e faça a sua inscrição 

NOVA – AHED | Curso Medicina Narrativa
Voltar
RSE - Area Cidadão