Banner do evento
Boas festas 2023
Saúde Pública
SAÚDE PÚBLICA

Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo

Recrutamento
recrutamento

Descubra os Procedimentos Concursais a decorrer e venha trabalhar connosco

CS Fora de Horas
Atendimento Complementar na Doença Aguda

Centros de Saúde Fora de Horas

Banner sites_SNS_44 ANOS_Portal SNS
banner-standard_1140-x-360_gripe 2023_6
Postal 2023_a

Jornadas de Cardiologia de Santarém

Em 2023, o Serviço de Cardiologia do Hospital Distrital de Santarém (HDS) organiza, mais uma vez, as suas jornadas, este ano com uma nova designação: Cardio Santarém 2023. O evento, presidido por Vítor Martins, diretor do Serviço de Cardiologia do HDS, terá lugar no dia 23 de setembro, no Hotel Santarém.

De acordo com Vítor Martins, mantendo uma tradição com 28 anos, apenas interrompida no primeiro ano da Pandemia de Covid-19, o evento “pretende novamente aglutinar a Cardiologia, a Medicina Geral e Familiar, a Medicina Interna e este ano também a Cirurgia Vascular, em volta de temas que são da nossa prática clínica diária”.

Segundo o presidente do evento, a Comissão Organizadora foi recetiva às propostas de vários intervenientes de todas as especialidades, sendo que o grande objetivo é que esta reunião seja “um fórum de discussão e de aprendizagem para todos”.

Na tarde do dia anterior à reunião, 22 de setembro, terá lugar um Curso Pré Congresso a decorrer no Auditório do HDS, denominado “P1 Cardiologia”, que irá incidir na referenciação à Consulta Hospitalar, tendo em conta o Protocolo vigente de acesso à Consulta. O foco será a insuficiência cardíaca, as valvulopatias, a síncope, as arritmias e a síndrome coronária aguda.

No dia 23 de setembro, decorrerão no Hotel Santarém diversas mesas redondas e conferências, destacando-se: “A Prevenção Cardiovascular”; “As Miocardiopatias nos Cuidados de Saúde Primários”; “As novas tecnologias na Cardiologia em 2023”; “Exercício físico no doente com patologia cardíaca”; Problemática das extrassístoles supraventriculares e ventriculares”; e ainda a apresentação das novidades das diretrizes (guidelines) publicadas em 2023 pela Sociedade Europeia de Cardiologia. Haverá espaço ainda para uma sessão sobre a outra fase da doença aterosclerótica na visão da Cirurgia Vascular e para uma reflexão sobre o que mudará na prática clínica, tendo em conta os últimos estudos publicados.

Para Ana Infante, presidente do Conselho de Administração do HDS, “o Serviço de Cardiologia demonstra mais uma vez a sua diferenciação técnica e a excelência e profissionalismo dos seus profissionais”. Nas suas palavras, “é sempre com enorme orgulho que o CA se associa ao crescimento e o empenho de todos na realização anual das Jornadas de Cardiologia”.

Mais informações disponíveis no site www.cardiologia-santarem.org.pt.

 

Jornadas de Cardiologia de Santarém
Voltar
RSE - Area Cidadão