Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo
II Ciclo de Conferências de Saúde Pública – 2.ª Sessão – “Infeção pelo vírus West Nile e Malária
A Unidade de Saúde Pública da ULS da Guarda organiza o II Ciclo de Conferências de Saúde Pública da Guarda, a decorrer durante o ano de 2023. Este ano, como área temática, serão abordadas as “Doenças de notificação obrigatória transmitidas por vetores”.
As doenças transmitidas por vetores são doenças infeciosas provocadas por vetores como mosquitos ou carraças. Na Europa, estas doenças são uma ameaça (re)emergente: as alterações climáticas, demográficas e sociais, além das alterações genéticas nos agentes infeciosos, resistência dos vetores a inseticidas e as próprias mudanças nas práticas de saúde pública condicionaram a adaptação destes vetores ou dos agentes patogénicos, e a uma consequente mudança ou expansão na sua dispersão geográfica. A vigilância da introdução, estabelecimento e propagação dos principais vetores e a determinação da atividade dos agentes infeciosos é fundamental, traduzindo-se, em Portugal, na existência da Rede Nacional de Vigilância de Vetores (REVIVE), operacionalizada, a nível local, pelas USP. O maior conhecimento e nível de alerta por parte dos profissionais de saúde são também essenciais para identificar precocemente estas patologias, e para, se necessário, atuar sobre este tipo de ameaça.
O objetivo do II Ciclo de Conferências é assim a capacitação dos profissionais de saúde para o diagnóstico e abordagem de casos suspeitos ou confirmados destas doenças, em estreita articulação com os serviços de Saúde Pública.
Esta segunda sessão decorrerá em formato online, via Teams, às 11h de dia 19 de abril e será dedicada ao tema “Infeção pelo vírus West Nile e Malária”.
Esta sessão é gratuita, mas carece de inscrição, até ao dia 17 de abril, através do link: https://forms.office.com/e/HSAZRD2pDJ
O link de acesso à sessão será enviado a todos os inscritos no dia 18 de abril.
