Programa Nacional Vacinação / Saúde do Viajante / Vacinação Internacional

A vacinação é hoje reconhecida globalmente como uma das principais medidas com maior impacto na redução da mortalidade e no crescimento da população, sendo considerada uma das mais importantes conquistas da saúde pública do século XX. Este sucesso deve-se à disponibilidade de vacinas de qualidade, seguras e efectivas, às infra-estruturas, incluindo a indústria de biotecnologia e as agências governamentais, e à existência de programas de vacinação.

As vacinas permitem salvar mais vidas e prevenir mais casos de doença do que qualquer tratamento médico.

Nos anos seguintes à entrada em vigor do Programa Nacional de Vacinação (PNV), em 1965, verificou-se uma notável redução da morbilidade e da mortalidade pelas doenças infecciosas alva de vacinação, com os consequentes ganhos de saúde.

O PNV é um programa universal, gratuito e acessível a todas as pessoas presentes em Portugal.

As viagens internacionais continuam a aumentar provocando um crescendo na procura dos cuidados de saúde ao viajante.

O risco de adoecer durante a viagem internacional depende da região do Mundo visitada assim como de vários factores individuais (idade, estado de saúde…), do destino da viagem, duração da estadia, tipo de alojamento, etc.

Assim, a Medicina do Viajante visa a consulta médica, o aconselhamento de medidas preventivas a adoptar antes, durante e depois das viagens e a vacinação.

Na Região de Lisboa e Vale do Tejo os viajantes dispõem dos serviços de consulta do viajante e vacinação internacional.