ACES Arco Ribeirinho

Hpim3352 1 690 400

Orgão de gestão

Miguel Lemos

Diretor Executivo

Maria José Branco

Presidente do Conselho Clínico e da Saúde

Caracterização

O ACES Arco Ribeirinho garante a prestação de cuidados de saúde primários à população dos concelhos de Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo.

Estes quatro concelhos da Península de Setúbal, que se distribuem por uma área de 559,98 Km2, têm, segundo os dados do Censos de 2011, uma população residente de 213.584 habitantes.

O ACES Arco Ribeirinho tem por missão garantir aos cidadãos e à comunidade onde está inserido, enquanto grupo -alvo da sua intervenção de proximidade, uma maior acessibilidade à prestação de cuidados de saúde primários de qualidade;

A visão do ACES é reinventar o modelo de organização da prestação de Cuidados de Saúde Primários, através de uma gestão ajustada aos novos desafios e necessidades das populações e que permita a obtenção de ganhos em saúde.

Esta visão pressupõe uma participação ativa dos profissionais na promoção da sua autonomia organizativa e técnica, apostando na inovação e no conhecimento, assim como no envolvimento dos utentes/comunidade no seu processo de “empowerment”, contribuindo dessa forma para o aumento do grau de satisfação de ambos os grupos.

Os eixos estratégicos do ACES estão alinhados com a estratégia nacional e regional:

Ganhos em saúde: Intervir de forma organizada e programada na saúde da pessoa, da família e da comunidade, privilegiando atividades de promoção da saúde e prevenção da doença nos seus vários níveis.

Informação e planeamento da saúde: Pretende criar-se uma cultura de planeamento da saúde alicerçada na implementação de um sistema de monitorização do estado de saúde das populações e dos determinantes de saúde, rigoroso e fiável e numa monitorização regular de indicadores de desempenho, utilizando as diversas fontes de informação, e suportada por um sistema de comunicação interna de acesso a todos os profissionais.

Organização gestão e inovação: Implementar medidas que visem o desenvolvimento de práticas que garantam padrões elevados de qualidade, baseados numa cultura de governação clínica e de saúde. Atuar na gestão do risco e segurança do doente. Dar continuidade à prática regular de auditorias clínicas e de processos. Assegurar o desenvolvimento profissional através da formação contínua.

O ACES Arco Ribeirinho dá resposta a 221.463 utentes inscritos frequentadores, dos quais, cerca de 21% não tem médico de família, e compreende as seguintes unidades funcionais:

- 6 Unidades de Saúde Familiares (USF)
- 7 Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP)
- 4 Unidades de Cuidados na comunidade (UCC)
- 1 Unidade de Saúde Pública (USP)
- 1 Unidade de Recursos Assistenciais partilhados (URAP)

Atualmente colaboram connosco 409 trabalhadores, dos quais 1 diretor executivo, 105 médicos, 127 enfermeiros, 2 técnicos superiores de saúde, 9 técnicos superiores do regime geral, 19 técnicos de diagnóstico e terapêutica, 102 assistentes técnicos, 2 técnicos de informática e 35 assistentes operacionais.

Relatórios

Contratos Programa

Relatórios de avaliação da contratualização

Relatórios anuais sobre o acesso a cuidados de saúde

Relatórios do consumo de medicamentos

Movimento assistencial dos ACES

Relatórios de Caracterização dos ACES

 

ACES em 3D

http://ars3d.arslvt.min-saude.pt/alivevision/#10

Rua D. José Cárcamo Lobo

2835-423 LAVRADIO

212059300
212059320

212059371