Cessação Tabágica

Deixar de fumar não é uma tarefa fácil, mas é uma decisão carregada de benefícios para a sua saúde.

A ARSLVT disponibiliza mais de 40 locais com consultas (ver Lista de Consultas de Cessação Tabagica) de apoio à cessação tabágica (verFolheto consultas). A pensar nesta e noutras problemáticas, a ARSLVT dispõe de uma equipa de profissionais de saúde que o ajudam a cumprir o seu objetivo final: deixar de fumar.

Comece pelos 15 passos para PARAR:

1. motivação
2. conhecer os seus hábitos
3. fixar objetivos (como a data para deixar de fumar)
4. partilhe a sua decisão
5. prepare-se para a mudança
6. no dia que escolheu para parar: pare simplesmente!
7. a partir desse dia retire da sua rotina tudo o que tiver a ver com fumar
8. relaxe. Sempre que lhe apetecer retomar respire fundo e relaxe
9. não pense em voltar a fumar e direcione o pensamento para os benefícios da sua decisão
10. Pratique mais atividade física
11. Faça uma alimentação saudável
12. reduza cafés e bebidas alcoólicas
13. evite estar com fumadores
14. mude os seus hábitos evitando o que fazia quando fumava
15. deixe em local visível o valor que investia em cigarros.

 

E porque a decisão começa mais cedo, elaborámos um conjunto de informação para facilitar a sua decisão.

 

Alimentação e Cessação Tabágica

Quando se deixa de fumar, habitualmente ocorre uma diminuição do metabolismo que pode provocar um ligeiro aumento de peso. Com os devidos cuidados, será apenas uma fase passageira e em pouco tempo voltará ao normal.

Na fase da cessação tabágica são frequentes as alterações comportamentais: mais ansiedade, maior irritabilidade, mais stress, não saber o que fazer com as mãos, … que podem conduzir ao aumento do consumo de alimentos como forma de “compensação”.

Também ocorre uma melhoria do paladar e do olfato que podem levar ao aumento do apetite. É muito importante que esteja atento aos seus “sinais de alerta”!

Pense nalgumas estratégias antecipadamente e cuide dos seus hábitos alimentares.

Deixar de fumar só lhe trás vantagens:

• Viver mais anos e com maior qualidade de vida,
• Promover melhor saúde cardiovascular e respiratória,
• Ter bebés mais saudáveis,
• Desfrutar melhor os aromas e sabores
• Uma ida sexual e reprodutiva mais saudável
• Melhor imagem pessoal
• Ter mais dinheiro para investir no seu bem-estar
• Ser um modelo para outros….

Veja o Folheto com asVantagens da Cessação.

 

Stress e Tabaco

O stress faz parte da nossa vida diária atual. Se, como a grande maioria dos fumadores, fuma para lidar com o stress, então precisa de aprender novas maneiras de resolver as situações stressantes, antes de parar de fumar.

Estas “dicas” vão ajudá-lo a lidar com o stress.

• É um mito que o tabaco reduz o stress!

A nicotina presente no fumo do tabaco é um estimulante, causa aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial. Assim, o tabaco vai fazer com que se sinta ainda mais stressado.

• Porque é que as pessoas se sentem mais relaxadas depois de fumar um cigarro?

A privação da nicotina causa stress.

• Tente identificar as situações em que o tabaco o ajuda a lidar com o stress.

Relaxe sem os cigarros. Identifique 10 coisas que pode fazer para reduzir o stress em vez de fumar um cigarro.

Consultar Flyer Stress e Tabaco

 

 

Campanha Eu Fumo Tu Fumas, da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Campanha DGS:

 Cartaz 1Cartaz 2Cartaz 3

Portal Eu Fumo, Tu Fumas 

Facebook Eu Fumo, Tu Fumas

 

Cartazes e Folhetos de Prevenção e Controlo do Tabagismo:

Ame a Vida, Não Fume! Cartaz

Ame a Vida, Não Fume! Folheto face

Ame a Vida, Não Fume! Folheto verso

Mais vida sem Tabaco. Brochura

Mais vida sem Tabaco. Cartaz

Matar o Tempo. Monofolha

Não Queimes o teu futuro. Rapariga. Cartaz

Não Queimes o teu futuro. Rapaz. Cartaz 20865-Sabe o que Fuma Cartaz - Quando Alguém Fuma, Todos Fumam. Monofolha

Smoking Dead. Cartaz