Equidade no Acesso à Saúde: O Certo e o Seu Contrário

06 Junho 2018 a 07 Junho 2018
Capturar 1 690 400

"Equidade no Acesso à Saúde: O Certo e o Seu Contrário - Reflexões sobre as (des)igualdades no acesso à saúde" é o tema do encontro que o ACES Almada Seixal, em colaboração com o Hospital Garcia de Orta e com a Câmara Municipal de Almada, está a promover a 6 e 7 de junho, no Auditório do Forum Municipal Romeu, em Almada. O evento deste ano é subordinado à dimensão do acesso aos cuidados de saúde, particularmente, aos Cuidados de Saúde Primários. 

O acesso aos cuidados de saúde de qualidade é um fator fundamental para o desenvolvimento económico das sociedades, e constitui um dos objetivos dos sistemas de saúde. A rede de Cuidados de Saúde Primários (CSP) constitui o primeiro nível de acesso dos utentes aos cuidados de saúde e representa o pilar central do Sistema de Saúde Português, todavia, “Portugal é um país com profundas desigualdades económicas e sociais. A desigualdade no acesso aos Cuidados de Saúde Primários é uma das vertentes dessa desigualdade e não tem havido uma política eficaz para a atenuar”(1), na perspetiva de Isabel Cortez.

É pois esta e outras perspetivas que queremos aprofundar, com a ajuda e visão de vários especialistas da área da saúde; economia e sociologia.

Junte-se a nós nesta discussão participando no Encontro, bastando para tal fazer a sua inscrição aqui.  

 

(1)Cortez I. Desigualdade no acesso aos Cuidados de Saúde Primários: a outra face das USF. Revista Portuguesa de Clínica Geral, 2010; 26 (2), 189-94.
CMC