8ª. Edição dos “7 Dias do Coração”

09 Maio 2018 a 26 Maio 2018
Cora  o 1 690 400

Setúbal acolhe a 8ª edição dos "7 Dias do Coração" com iniciativas a decorrer de 09 a 26 de maio.

Esta iniciativa promovida pela Liga dos Amigos do Serviço de Cardiologia tem como principais objetivos: 1. Promoção da educação para a saúde e rastreio dos seguintes fatores de risco cardiovascular (Tabagismo; Hipertensão arterial; Hipercolesterolemia; Obesidade; Diabetes e Obesidade); 2. Avaliação do risco de diabetes e do risco cardiovascular a 10 anos; 3. Promoção de medidas de estilo de vida saudável (alimentação, exercício físico); 4. Rastreio da fibrilhação auricular e esclarecimentos sobre hipocoagulação oral; 5. Informação sobre a angina de peito e o enfarte agudo do miocárdio6. Rastreio da insuficiência cardíaca e informação sobre a doença.

“Acreditamos que campanhas estruturadas de educação para a saúde / rastreio de fatores de risco cardiovascular contribuem para diminuir a carga global das doenças cardiovasculares. No entanto, só a colaboração empenhada de várias instituições e o conhecimento e dedicação de dezenas de profissionais de saúde permitem a realização deste evento.

A ação “ 7 dias do Coração” assume-se como um projeto inovador, que criou um modelo que pode ser replicado, de utilidade pública inequívoca, já que constitui um contributo efetivo para a promoção da saúde e prevenção das doenças cardiovasculares. Em 2018 esperamos chegar mais longe, em prol da saúde dos portugueses”, afirma Quitéria Rato, Assistente Graduada Sénior de Cardiologia e da Comissão Organizadora.

Esta iniciativa conta com a colaboração do Centro Hospitalar de Setúbal, da Câmara Municipal de Setúbal, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, do Corpo de Voluntariado da Liga dos Amigos do Hospital de São Bernardo e da Delegação de Setúbal da Cruz Vermelha Portuguesa, e o patrocínio da Sociedade Portuguesa de Cardiologia e da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis.

Informamos ainda que no âmbito deste projeto foram desenvolvidos os seguintes folhetos informativos sobre: ColesterolDiabetes e Doenças VascularesFibrilhaçãoMitos e Realidades Nutrição na DiabetesFolheto Exercício FísicoObesidadeDireitos e Deveres DiabéticoHipocoagulaçãoTabagismoEnfarte do MiocárdioInsuficiência Cardíaca e Tensão Arterial, que podem ser consultados no Sítio do Centro Hospitalar de Setúbal e no portal da Sociedade Portuguesa de Cardiologia.

 

A 8ª. edição - “7 Dias do Coração” apresenta o seguinte programa:

09, 10 e 11 de maio - Ação de educação para a saúde / rastreio de fatores de risco cardiovascular, a realizar na placa central da Av. Luísa Todi, em Setúbal;

12 de maio - Promoção do exercício físico: caminhada na serra;

18 de maio - Ação de educação para a saúde / rastreio de fatores de risco cardiovasculares, a realizar no Mercado do Livramento em Setúbal;

26 de maio - Promoção do exercício físico: peddy-paper urbano.