Projeto - "Eat Mediterranean: A Program for Eliminating Dietary Inequality in Schools" – Início do Trabalho de Campo e Celebração do Dia Mundial da Alimentação

Eea grants financiado por 1 690 400
17 Outubro 2015

O Projeto iniciou, esta semana, o arranque do Trabalho de Campo na Escola Secundária Sá da Bandeira, em Santarém, com a  avaliação antropométrica das crianças do 5.º ano ao ensino secundário e a aplicação de um questionário relativo aos hábitos alimentares e de prática de exercício físico. Este trabalho pretende fazer um diagnóstico de situação relativamente às situações de malnutrição, de modo a poder ser efetuada uma intervenção adequada.

 

 

 

Decorreu, ainda, uma Ação de Avaliação e Treino em Antropometria Infantil, no Agrupamento de Escolas de José Relvas, em Alpiarça, segundo a metodologia preconizada pela Organização Mundial de Saúde prevista no Projeto. Esta Ação destinou-se aos docentes de educação física deste Agrupamento e a médicos do ACES Lezíria.

 

O Projeto juntou-se também às iniciativas do atual ano letivo, no âmbito da celebração do Dia Mundial da Alimentação, que decorreram no dia 16 de outubro, nas Escolas dos Agrupamentos de Escolas Parceiros do "Eat Mediterranean: A Program for Eliminating Dietary Inequality in Schools". Conjugou-se, assim, uma oportunidade de divulgação do Projeto às comunidades educativas dos três Agrupamentos alvo do Projeto, cujo sucesso dependerá da boa participação e acolhimento dos recursos que estão a ser disponibilizados de forma gratuita a estas comunidades, entre eles uma Equipa multidisciplinar com nutricionistas, psicólogos, médicos e enfermeiros em meio escolar para um intenso trabalho em Rede de Parcerias, em benefício da melhoria do estado de saúde destas crianças!