VI Jornadas ACES Médio Tejo

Dsc 0055 1 690 400
08 Fevereiro 2019

Decorreram esta semana as VI Jornadas do Aces Médio Tejo, subordinadas ao tema "Atividade Física e Nutrição, a Chave da Solução". A sessão de abertura contou com Luís Pisco, presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), que dirigindo-se aos presentes, felicitou a Comissão Organizadora pela pertinência dos temas escolhidos, e disse "estou certo que no final desta sessão todos sairemos daqui muito mais conscientes de que um dos caminhos para uma vida mais saúdável, e por isso, mais longa, está em praticar atividade física e ter uma adequada nutrição".

Luís Pisco assinalou ainda que “é essencial o reforço de programas comunitários e integrados de promoção de estilos de vida saudáveis que aliem a prática de atividade física à alimentação saudável, assentes na literacia em saúde e capacitação dos cidadãos".

No decorrer da sessão houve ainda lugar a um apontamento Cultural preconizado pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Alcanena.

Seguiu-se a intervenção de Jorge Pina, fundador, em 2011, da Associação Jorge Pina, onde aplica o seu conhecimento e entusiasmo pela vida junto de jovens que, tal como ele o fez, se querem superar, com atividades em formação desportiva.

Ao longo da sessão vários outros temas foram debatidos desde a "adaptação da atividade física a pessoas com dificiência", a "alimentação versus nutrição". Estiveram presentes cerca de 400 participantes, o que atesta a pertinência dos vários temas levados a debate.