Médicos de Florianópolis visitam ARSLVT

Florianop 1 1 690 400
31 Janeiro 2019

Aprofundar os conhecimentos nas áreas da auditoria interna e da acreditação da qualidade, bem como conhecer a realidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS), foram os objetivos da visita que Ivy Zortea e Guilherme Augusto Parise, médicos auditores do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro, fizeram esta semana à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

Com o processo de acreditação em fase de implementação no Estado de Santa Catarina, os clínicos tiveram a oportunidade de contactar de perto com o Programa Nacional de Acreditação da Saúde e com os mecanismos de auditoria da qualidade. “Viemos conhecer a realidade do sistema de saúde português”, explica Guilherme Augusto Parise, para logo ser complementado por Ivy Zortea: “Tem sido muito interessante e vamos certamente aplicar alguns aspetos do modelo português ao sistema brasileiro”.

A par dos encontros institucionais e reuniões com vertente formativa, os médicos da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, da Secretaria Estadual de Santa Catarina e do Hospital Infantil Joana de Gusmão puderam visitar algumas instituições hospitalares e Unidades de Saúde Familiar da ARSLVT.