Cerimónia Inaugural do Novo Espaço do GAT IN-Mouraria

Img 9461 1 690 400
21 Janeiro 2019

Foi hoje inaugurado o novo espaço do centro de rastreio comunitário In-Mouraria, em Lisboa. Trata-se da primeira consulta comunitária descentralizada em Portugal de tratamento da hepatite C, destinada a pessoas que usam ou usaram drogas.

Esta consulta comunitária resulta de uma parceria com o serviço de Gastroenterologia do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa, e tem como objetivo tratar pessoas fora do ambiente hospitalar, ptenciando, assim, a cura da hepatite C.

"As pessoas aqui vão ter médico, podem fazer as colheitas para as análises e exames para avaliar o estado do fígado, sem necessidade de se deslocarem ao hospital", disse Luís Mendão, presidente do GAT, considerando esta iniciativa um relevante contributo para uma boa saúde pública.

A sessão de encerramento esteve a cargo do presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Luís Pisco, que iniciou a sua intervenção felicitando o responsável máximo do GAT e toda a sua equipa por estas novas instalações, desejando-lhes muitas felicidades.

Luís Pisco na sua intervenção salientou a importância de "estabelecer pontes com a sociedade civil para os serviços de saúde irem ao encontro de pessoas com necessidades específicas, dando assim, uma resposta de qualidade e proximidade às pessoas".

"Estamos empenhados em manter e aprofundar esta parceria estratégica", disse Luís Pisco, considerando que "as lições que retiramos da prática permitem-nos reconhecer que esta é a forma correta de chegar a estes cidadãos e proporcionar-lhes melhores condições de saúde - e consequentemente, de vida".