2º Encontro de Cuidados Paliativos da ECSCP de Sintra

Cpaliativossintra 1 1 690 400
02 Janeiro 2019


Realizou-se, a 14 de dezembro último, o 2º Encontro de Cuidados Paliativos de Sintra. Dinamizado pela Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos (ECSCP) do Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) Sintra, o evento decorreu na Casa da Cultura de Mira-Sintra e contou com a presença de Clara Pais, Diretora Executiva daquele ACES, e de Eduardo Quinta Nova, Vereador da Câmara Municipal de Sintra.

O objetivo principal do encontro foi refletir em comunidade sobre a finitude, a morte e o luto, promovendo uma maior abertura social a estes temas. O programa foi dinamizado com workshops sobre "Comunicação de más notícias", "Via subcutânea" e "Falar sobre a morte e perda a crianças e adolescentes, ministrados pela ECSCP com a colaboração de Ana Santos, Érica Rocha e Susana Medeiros.


As palestras “Voluntariado em Cuidados Paliativos: da vontade à criação de um projeto” (a cargo de Ana Barbosa e Nuno Gil) e “Na 1ª pessoa: A geometria do amor” (conduzidfo por Luís Quintino) foram momentos marcantes de partilha de histórias pessoais, mostrando como o amor e a perda podem impulsionar o crescimento e a vontade de ajudar o outro.

A ECSCP apresentou dados relativos à atividade desenvolvida no seu primeiro ano de existência, bem como o objetivo de alargar a sua cobertura assistencial domiciliária a mais 150.000 utentes de Sintra já em 2019. Também neste ano se pretende iniciar a consulta de Medicina Paliativa e alargar a oferta formativa.

A adesão dos participantes no encontro foi excelente, estando presentes vários grupos profissionais da comunidade e hospital, reforçando a relevância e interligação dos vários atores e decisores envolvidos nos cuidados de saúde da população de Sintra.