D. Amélia de Portugal dá nome à mais recente USF de Lisboa

Usf d.amelia 1 1 690 400
27 Dezembro 2018

 

Luís Pisco visitou a equipa da Unidade de Saúde Familiar (USF) D. Amélia de Portugal no dia em que a mais recente USF da cidade de Lisboa iniciou a sua atividade, a 27 de dezembro. O Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) agradeceu a confiança dos profissionais e salientou o potencial de crescimento da unidade assim que seja possível a transferência para as novas instalações.


Integrada no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Lisboa Norte, a USF D. Amélia de Portugal vai abranger 12.250 utentes e será constituída por 7 médicos de família, 7 enfermeiros e 5 secretários clínicos. Tem por missão a prestação de cuidados de saúde personalizados à população inscrita, garantindo a acessibilidade, a globalidade, a qualidade e a continuidade desses cuidados.


A designação da USF D. Amélia de Portugal advém da localização prevista para a unidade de saúde, a ser instalada no Parque da Saúde Pulido Valente, logo que finalizem as obras em curso e se proceder ao equipamento do espaço. Nesta fase, ficará alojada no Centro de Saúde do Lumiar. O horário de funcionamento será das 08:00 às 20:00.

Durante a visita, Luís Pisco felicitou os profissionais e assegurou que “este é o início de uma nova equipa que vai satisfazer os cidadãos que têm o privilégio de estar convosco”. Para aquele responsável, “o importante são as pessoas” e, agradecendo a confiança depositada na equipa, elogiou a disponibilidade para se avançar com a USF mesmo com o atraso nas obras das novas instalações. Recorde-se que três dos médicos que agora dão início a esta USF estiveram na génese da USF das Conchas, também na freguesia do Lumiar.


Na visita que assinalou o início de atividade da USF D. Amélia de Portugal também participaram Rui Vieira, Vogal do Conselho Diretivo da ARSLVT, Eunice Carrapiço, Coordenadora da Equipa Regional de Apoio (ERA) da ARSLVT, Manuela Peleteiro, Diretora Executiva do ACES Lisboa Norte, entre outros. Esmeralda Cunha é a Coordenadora da unidade.