Terrugem ganha nova USF

Usfterra 1 1 690 400
20 Dezembro 2018

 

Desde 20 de dezembro que a freguesia da Terrugem, em Sintra, conta com uma Unidade de Saúde Familiar: a USF Terra. Luís Pisco, Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do tejo (ARSLVT), foi ao terreno conhecer a realidade da equipa e assinalar o início de atividade.


A USF Terra faz parte integrante do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Sintra e é composta por 4 médicos, 4 enfermeiros e 2 assistentes técnicos. A equipa presta cuidados a cerca de 7.500 utentes residentes da freguesia da Terrugem que desde hoje podem usufruir deste modelo organizativo.



A USF Terra funciona nas instalações do Centro de Saúde da Terrugem, estando a decorrer algumas obras de beneficiação para melhorar as condições de trabalho e conforto para profissionais e utentes. O horário de funcionamento é das 08h00 às 18h00, ao longo do qual se pretende melhorar a acessibilidade a cuidados de saúde.


O responsável máximo da ARSLVT elogiou e agradeceu a disponibilidade dos profissionais pelo facto de terem abraçado o desafio de passar de Unidade de Cuidados Personalizados de Saúde (UCSP) para USF, desejando à equipa os maiores sucessos.


Na visita que assinalou o início de atividade também participaram Eunice Carrapiço, Coordenadora da Equipa Regional de Apoio (ERA) da ARSLVT, Clara Pais, Diretora Executiva do ACES Sintra e Mário Silva, Presidente do Conselho Clínico e de Saúde daquele ACES, entre outros. Fernando Siborro é o Coordenador da nova USF.