ARSLVT participa na 30ª Festa de Natal para pessoas sem-abrigo

Cantina 1 1 690 400
21 Dezembro 2018

 

A exemplo de anos anteriores, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) está a participar na 30ª Festa de Natal com as pessoas sem-abrigo da Comunidade Vida e Paz, a decorrer na Cantina da Cidade Universitária, em Lisboa, até 23 dezembro. No espaço dedicado à Saúde, voluntários da ARSLVT estão a vacinar, fazer rastreios, tratamentos e inscrição de utentes nos centros de saúde. Luís Pisco, Presidente da ARSLVT, visitou a iniciativa esta tarde, felicitando os profissionais da ARSLVT que aceitaram este voluntariado.  


A Festa de Natal com as pessoas em situação de sem-abrigo é uma iniciativa da Comunidade Vida e Paz a que a ARSLVT se associa há nove anos consecutivos. Na edição deste ano, 23 enfermeiros e assistentes técnicos da ARSLVT aceitaram o “repto” da instituição e associaram o espírito solidário ao conhecimento técnico, dedicando algum do seu tempo a melhorar a saúde deste grupo tão vulnerável.


“Esta iniciativa é uma oportunidade importantíssima de contacto com um grupo de pessoas que possuem necessidades muito específicas e cuja vida podemos melhorar com um rastreio pulmonar ou a administração de uma vacina”, destaca Luís Pisco. O Presidente da ARSLVT lembra que em 2017 foram realizados 75 rastreios de tuberculose pulmonar e administradas 181 vacinas, pelo que “mantemos expectativas positivas para a edição de 2018”.


O “Espaço Saúde" é um projeto que integra várias instituições da área e cujo principal objetivo consiste em aproximar a população sem-abrigo do Serviço Nacional de Saúde (SNS). A cargo da ARSLVT está a inscrição de utentes no SNS, a vacinação contra a gripe e a atualização da vacina antitetânica. Também se assegura o rastreio da tuberculose pulmonar com recurso à Unidade Móvel de Radiorrastreio da ARSLVT, tudo sob coordenação de Helena Cargaleiro. 

Esta Festa de Natal ultrapassa o que o seu nome possa indicar, proporcionando uma vasta carteira de serviços como banhos quentes, barbeiro e cabeleireiro, mudança de roupa, refeições quentes, acesso à loja do cidadão, apoio jurídico, apoio psicológico, serviços de saúde e entretenimento.