Comemoração do Dia Mundial da Diabetes no ACES Estuário do Tejo

Diabetesestuario 1 1 690 400
18 Dezembro 2018

No âmbito da Comemoração do Dia Mundial da Diabetes 2018, a Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes (UCFD) do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Estuário do Tejo/Hospital Vila Franca de Xira (HVFX), organizou diversas atividades que decorreram nas instalações das diferentes unidades funcionais do ACES e na comunidade, ao longo da semana de 12 a 16 de novembro 2018. A iniciativa contou com a colaboração das autarquias dos cinco concelhos da sua área de influência: Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira.

As atividades foram desenvolvidas em parceria com os profissionais das equipas multidisciplinares do ACES Estuário do Tejo e das diferentes autarquias.

A UCFD do ACES Estuário do Tejo/HVFX assumiu funções em novembro de 2013, conforme Despacho 3052/2013. Um dos objetivos da UCFD e que consideramos extremamente importante para a aquisição de bons resultados é a parceria com os municípios que são abrangidos pelo ACES Estuário do Tejo/Hospital Vila Franca de Xira.

Essa colaboração tem vindo a ser progressivamente reforçada e ampliada ao longo destes anos de trabalho conjunto e tem sido particularmente vantajosa na concretização de projetos de educação, prevenção e diagnóstico precoce da doença na comunidade, nomeadamente o Rastreio da Retinopatia Diabética.