ACES Arco Ribeirinho e CHBM assinalam Dia Mundial da Diabetes

Dscn9840 1 690 400
11 Dezembro 2018

A Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes do ACeS Arco Ribeirinho em conjunto com o Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) associaram-se uma vez mais às comemorações do Dia Mundial da Diabetes, com a promoção de várias iniciativas focadas na doença e na sua prevenção.

Neste dia ocorreram também as V Jornadas do Dia Mundial da Diabetes, que contaram com a presença da ESTBarTuna - Tuna Académica da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro que, cantando a diabetes, deu início aos trabalhos. Ao longo do dia foram abordados vários temas tão como: a Diabetes e o rim; as complicações génito-urinárias na Diabetes; o papel do crómio na resistência à insulina; hiperglicémias e hipoglicémias; a pré-Diabetes; e a educação na Diabetes a partir da infância. 

A promoção da partilha do conhecimento entre as várias instituições de saúde foi o mote para este encontro, que este ano contou com 250 participantes, entre profissionais da região de Lisboa, Leiria, Santarém e Évora. 

Ainda no âmbito das comemorações, a Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes do ACES Arco Ribeirinho e do CHBM apresentou os resultados de uma ação de rastreio e sensibilização para o risco da Diabetes, realizada junto de 610 profissionais do Centro Hospitalar.