Vacinação de pessoas sem-abrigo: ARSLVT conhece campanha in loco

Npisa 1 1 690 400
04 Dezembro 2018


O Centro de Apoio Social dos Anjos (CASA), da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, foi o local escolhido para este ano receber a comitiva da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), liderada por Luís Pisco. A visita decorreu na tarde de 4 de dezembro e visou acompanhar no terreno a campanha de vacinação contra a gripe de pessoas em situação de sem-abrigo da cidade de Lisboa.    


A campanha decorre de 3 a 7 dezembro em vários pontos da capital – ver FOLHETO. Pelo quarto ano consecutivo, a ARSLVT promove esta iniciativa em estreita colaboração com o Núcleo de Planeamento e Intervenção para a Pessoa em Situação Sem-Abrigo (NPISA), da Câmara Municipal de Lisboa. 

Em declarações aos jornalistas, Luís Pisco salientou precisamente “a importância de estabelecer parcerias com a sociedade civil” para conseguir chegar até pessoas que nem sempre são fáceis de mobilizar.


O Presidente da ARSLVT lembrou que “em 2017, esta iniciativa permitiu a vacinação de 745 pessoas especialmente vulneráveis, pelo que é importante continuar a investir neste tipo de abordagem”. Assim sendo, a instituição disponibilizou 1.000 vacinas da gripe para a campanha deste ano, além de ter disponibilizado formação aos profissionais de saúde que administram as vacinas. Luís Pisco avançou ainda com a possibilidade de alargar a vacinação deste grupo a inoculações que se afigurem pertinentes, como a vacina do tétano, por exemplo. 


Além de Luís Pisco, a ARSLVT esteve representada por Laura Silveira, Vice-presidente, Mário Durval, Delegado de Saúde Regional e Diretor do Departamento de Saúde Pública, Nuno Lopes - Delegado de Saúde Regional Adjunto, Maria da Conceição Gomes, Coordenadora do Programa de Tuberculose, Luciana Bastos, Coordenadora Regional da Vacinação, Pedro Soares, Gabinete de Projetos e Integração de Cuidados.

Na visita também participou Manuel Grilo, Vereador com o Pelouro da Educação e dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, Teresa Brito, Coordenadora do NPISA e Bruno Caldeira, Diretor do CASA. 


Na campanha deste ano participam os seguintes parceiros do NPISA: Ares do Pinhal, Associação dos Albergues Nocturnos de Lisboa (AANL), Associação Atos Mudança, Associação Conversa Amiga (ACA), Associação João 13, Associação de Solidariedade e Desenvolvimento Internacional (VITAE), Associação VOXLisboa, Centro de Apoio ao Sem-Abrigo (CASA), Comunidade Vida e Paz (CVPaz), Crescer na Maior, Exército de Salvação, Fundação de Assistência Médica Internacional (AMI), Médicos do Mundo (MDM), Novos Rostos Novos Desafios (NRND), Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML). A iniciativa conta ainda com o apoio da Associação Nacional de Tuberculose e Doenças Respiratórias (ANTDR).