Comemoração do Dia da DPOC Loures-Odivelas

Dpoc10 1 690 400
03 Dezembro 2018

No âmbito da Comemoração do dia da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), a Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde Loures-Odivelas em parceria com a Associação Respira, Unidades Locais, Serviço de Pneumologia do Hospital Beatriz Ângelo e Câmara Municipal de Loures, levaram a cabo uma iniciativa dirigida aos doentes com DPOC e suas famílias intitulada "VIver bem com DPOC".

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) afeta cerca de 14% da população portuguesa.  Trata-se de uma doença altamente incapacitante que se caracteriza por uma progressiva falta de ar, impondo várias limitações no quotidiano da pessoa portadora da doença. As tarefas mais simples, como por exemplo tomar banho, subir escadas, comer tornam-se penosas para a pessoa.  Neste contexto e, face à espiral de limitações físicas impostas pela doença torna-se crucial a capacitação do doente e família aprender a “Viver bem com a DPOC “.

“Viver bem com a DPOC” significa capacitar o doente e família com conhecimentos e habilidades, competências para gerir os sintomas respiratórios, gerir a doença no seu quotidiano e, a promoção da sua Saúde Respiratória (cessação tabágica, vacinação, gestão dos sintomas respiratórios, atividade física, nutrição, vida social ativa).

Foram vários os parceiros presentes nesta iniciativa: Associação Respira, Serviço de Pneumologia do Hospital Beatriz Ângelo, Câmara Municipal de Loures, várias Unidades Funcionais do Agrupamento de Centros de Saúde Loures-Odivelas (USF Ramada, USF Colinas de Odivelas, USF Magnólia, USF ARS Médica, USF Parque da Cidade, USF LoureSaudável, USCP Bucelas), Unidade de Saúde Pública ( SAC), bem como, utentes DPOC, cuidadores e familiares.

O balanço desta iniciativa revelou-se de um enorme sucesso, com boa adesão dos doentes DPOC e cuidadores, onde ficou patente a importância de todos os intervenientes na promoção da Saúde Respiratória: Cuidados de Saúde Primários/Hospital/Associação de Doentes Respiratórios Crónicos/Autarquias/ Doentes com DPOC e Cuidadores.

Deixando o testemunho de um doente DPOC ainda jovem: “Ao sair do consultor médico, as barreiras para o Doente com DPOC são muitas”, cabe a todos nós quebrar estas barreiras criando maior aproximação entre todos, na promoção da Saúde Respiratórias das nossas comunidades, assumindo a Saúde Pública um papel dinamizador.