Satisfação dos doentes do IPO continua a ser muito elevada

Ipo lisboa hospital de dia 1 690 400
14 Novembro 2018

O grau de satisfação dos doentes internados e acompanhados no IPO Lisboa mantém-se muito elevado. No inquérito efetuado no final de 2017, voltou a ser elogiada a qualidade do trabalho desenvolvido, o atendimento e a humanização dos serviços. Quanto a melhorias, os doentes querem mais conforto no ambulatório e melhor alimentação no internamento.

A grande maioria dos doentes em tratamento ou seguimento no IPO Lisboa está muito satisfeita com a assistência e com os cuidados que recebe, conforme revelam os dados do inquérito aplicado pela Gestão de Qualidade e Risco nos serviços de internamento e no ambulatório a 690 doentes, entre 13 de novembro e 12 de dezembro de 2017, que foi recentemente publicado.

Dos doentes acompanhados em ambulatório que responderam a este inquérito, 96 por cento cento consideram-se muito satisfeitos com o atendimento das equipas médica, de enfermagem, secretariado e técnicos de saúde. Quanto ao internamento, os níveis de satisfação mantêm-se elevados, neste caso nos 84 por cento, para os mesmos grupos profissionais.

No ambulatório, os doentes que referiram alguma insatisfação justificaram a sua opinião com a demora nos tempos de espera para atendimento pelo secretariado, pessoal médico, técnicos de saúde, condições de conforto e sinalética deficiente de alguns serviços. Já no internamento, o principal motivo de descontentamento está relacionado com a alimentação, tendo também alguns doentes sinalizado a necessidade de melhorar o conforto, a ajuda do voluntariado, a limpeza e o atendimento do Gabinete do Cidadão.

Curiosamente, 26 por cento dos comentários dos doentes foram elogios ao funcionamento e à qualidade dos serviços, aos profissionais, à simpatia e à humanização dos cuidados no IPO.

Os resultados deste inquérito e as sugestões de melhoria apontadas pelos doentes foram comunicadas aos diretores e gestores de qualidade dos vários serviços para que sejam avaliadas e desenvolvidas ações de melhoria.

De referir ainda que algumas das sugestões de melhoramento apontadas pelos doentes em anos anteriores já foram implementadas. O processo clínico eletrónico, as obras de requalificação nalguns serviços/internamento, os quiosques de gestão de atendimentos eletrónico nas consultas e exames de diagnóstico, o envio de SMS para confirmação de consultas e a criação da central de transportes refletem propostas anteriormente feitas pelos doentes e que já foram implementadas pelo IPO, que também as considerou prioritárias. Outras, como o aumento do número de elevadores, a renovação das cadeiras das salas de espera, a requalificação de algumas instalações sanitárias, estão entre os vários investimentos em curso atualmente no IPO.