ARSLVT promove vacina da gripe gratuita em farmácias para idosos de Loures

Img 2713 1 690 400
08 Novembro 2018

 

A Farmácia Ribeiro Soares, em Santa Iria da Azóia, recebeu, a 08 de novembro, a visita de Raquel Duarte. A Secretária de Estado da Saúde foi conhecer no terreno o projeto-piloto promovido pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), que vacina gratuitamente contra a gripe os idosos de Loures.


No mesmo local, foi assinado o protocolo que formaliza esta parceria entre a ARSLVT, a Associação Nacional de Farmácias (ANF), Associação de Farmácias de Portugal (AFP) e Associação dos Distribuidores Farmacêuticos (ADIFA).

Fazendo um balanço preliminar, Luís Pisco, Presidente da ARSLVT, salientou o facto de em três semanas as 37 farmácias aderentes terem administrado 4.000 vacinas, cerca de 40% das 10.000 alocadas a este projeto. “Através desta iniciativa aproximamos do idoso um recurso importante para a sua saúde, uma vez que a deslocação à farmácia poderá ser mais cómoda para muitas destas pessoas”. 

 
Raquel Duarte felicitou as entidades envolvidas pela iniciativa do projeto e referiu que, como é habitual, os projetos-piloto terão de ser avaliados para se aferir os passos seguintes.

Por sua vez, ANF, AFP e ADIFA salientaram a importância do projeto enquanto veículo para aumentar o acesso dos idosos à vacina da gripe e melhorar a cobertura vacinal, destacando a capacidade técnica das farmácias para dar este tipo de respostas.

 


O projeto-piloto está a decorrer até 31 de Dezembro de 2018. Os signatários do protocolo acompanham permanentemente o projeto, sendo que a ARSLVT terá a responsabilidade acrescida de reunir toda a informação. Do balanço que se fará deste projeto se poderá decidir o eventual alargamento a outros concelhos da Região.

Veja a notícia da SIC.