HPV: Profissionais da ARSLVT agraciados pelo Ministério da Saúde

Hpv 1 1 690 400
05 Novembro 2018

 

O 10º aniversário da vacinação contra o HPV (Vírus do Papiloma Humano) foi o mote para a Direção-Geral da Saúde e o Ministério da Saúde homenagearem quem ao longo dos anos contribuiu para o sucesso desta medida. Entre os agraciados estiveram vários profissionais da Região de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT). O evento, que decorreu na manhã de 5 de novembro, no Auditório do Museu dos Coches, em Lisboa, contou com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, e Marta Temido, Ministra da Saúde.


Na cerimónia em que Graça Freitas, Diretora-geral da Saúde, anunciou que 750 mil jovens mulheres estão hoje totalmente vacinadas contra o HPV, o reconhecimento pelo empenho na obtenção de uma cobertura vacinal de 86% para o HPV traduziu-se na atribuição de um louvor a instituições e personalidades, entre as quais a ARSLVT e os 15 Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES).

 


Os ministros da Saúde da última década também foram distinguidos.




Marta Temido, Ministra da Saúde, salientou que este é um exemplo de “uma política de sucesso”. Considerando que 90% dos casos de cancro do colo do útero são evitáveis com esta vacina, a governante acredita que “em breve a incidência nacional refletirá esta realidade”.

 


Por sua vez, Marcelo Rebelo de Sousa encerrou a sessão enaltecendo a “prioridade de intervenção pública” que foi identificada com a integração do HPV no Plano Nacional de Vacinação, bem como a continuidade que lhe foi dada ao longo dos anos. “É um símbolo de que mudando os governos não mudou a prioridade nacional”. O Presidente da República terminou agradecendo a dedicação dos profissionais. “O que fizeram foi notável. É um sucesso vosso, dos políticos e de Portugal”.

Consulte aqui a lista completa dos agraciados.