UCC de Salvaterra de Magos nas V Jornadas da Saúde, do Social e da Educação

Salvaterra 2 1 690 400
02 Novembro 2018

 

No passado dia 10 de Outubro, a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Salvaterra de Magos integrou as V Jornadas da Saúde, do Social e da Educação do concelho de Salvaterra, evento que decorreu no auditório do Edifício do Cais da Vala, com a temática “Sempre em Crescimento – Para lhe oferecermos melhores cuidados de saúde”. A participação da UCC nesta iniciativa teve o intuito de dar a conhecer a nova carteira de cuidados prestados por esta unidade de saúde, promovendo a proximidade e a acessibilidade.

A apresentação ficou a cargo das enfermeiras Susana Ferreira (Especialista Saúde Materna e Obstetrícia), Edite Ferreira e Ana Filipa Reis (Especialistas em Enfermagem de Reabilitação), que integraram recentemente esta unidade. as preletoras fizeram uma contextualização sobre as unidades de saúde do concelho de Salvaterra de Magos e os novos profissionais que as integram, com ênfase nas recentes valências que estes profissionais vieram integrar e desenvolver.

Em Saúde Materna e Obstetrícia e Ginecologia enfatizou-se os novos projetos que estão a ser dinamizados, nomeadamente, o planeamento familiar; o rastreio do cancro do colo do útero; apoio à sexualidade, os cursos de preparação para o parto, de recuperação após o parto e apoio à amamentação.


Na área da reabilitação deu-se especial ênfase aos cuidados de Enfermagem de Reabilitação que estão a ser desenvolvidos nesta unidade e prestados no contexto de vida da pessoa, fundamentais para uma transição segura hospital/comunidade. Realçou-se ainda a prestação de cuidados no domicílio que permite a adequação dos ensinos/treinos a cada situação singular, visando a promoção da autonomia, da independência e a reintegração na comunidade.

Foi uma sessão aberta à população que contou com a participação de profissionais de saúde e membros da câmara municipal. Foi dado o testemunho de duas prestadoras de cuidados a utentes que estiveram integrados em ECCI (Equipa de Cuidados Continuados Integrados), enfatizando o contributo da UCC no conhecimento daquela equipa e valorizando os cuidados prestados pelas enfermeiras de Reabilitação como uma mais-valia na capacitação dos prestadores de cuidados e ensinos para promoção da independência dos utentes, sem sair do seu contexto de vida.