ERA reúne conselhos clínicos da Região

Reuni o cclinicos 1 1 690 400
10 Outubro 2018

Pela primeira vez, membros dos 15 conselhos clínicos da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) estiveram reunidos para partilhar conhecimento e articular estratégias de governação clínica nos agrupamentos de centros de saúde (ACES). O encontro foi promovido pela Equipa Regional de Apoio aos Cuidados de Saúde Primários (ERA) e decorreu a 4 de outubro, na Sobreda da Caparica.



“Alinhamento entre planos locais de saúde e contratualização interna e externa”, dinamização dos rastreios oncológicos e aplicação do questionário DORA como instrumento de autoaprendizagem e de articulação/cooperação entre as várias unidades funcionais dos centros de saúde. Estes foram os temas major da reunião que juntou pela primeira vez representantes de todos os conselhos clínicos da Região e membros da ERA. No encontro participaram ainda Mário Durval, Diretor do Departamento de Saúde Pública da ARSLVT, e Joana Chêdas, Responsável pelo Departamento de Planeamento e Contratualização da Região. O convite também incluiu os diretores executivos dos 15 ACES.


O encontro surge no âmbito do projeto DiCA II (Dinamização dos Conselhos Clínicos), que visa a aplicação dos princípios de governação clínica nos ACES. Este primeiro encontro alargado traduziu-se num “importante espaço de partilha”, permitindo “começar a planear o próximo ano”, explica Eunice Carrapiço, Coordenadora da ERA.

Para 29 de novembro ficou agendada nova reunião para debater as restantes áreas de trabalho definidas pelos Conselhos Clínicos para este projeto.