USF Santiago de Palmela com qualidade acreditada

Usfsantiago palmela 2 1 690 400
10 Julho 2018

 

A Unidade de Saúde Familiar (USF) Santiago de Palmela conquistou a acreditação concedida pelo Departamento da Qualidade em Saúde da Direção-Geral de Saúde e pela Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA), tornando-se assim numa das primeiras entidades do Agrupamento de Centros de saúde (ACES) Arrábida a obter essa distinção.

Atualmente composta por 9 médicos, 9 enfermeiras e 7 secretárias clínicas, a USF Santiago de Palmela candidatou-se ao processo de acreditação em maio de 2016, sendo que a primeira visita de avaliação externa ocorreu em Outubro 2017. A acreditação foi atribuída pela DGS/ACSA em junho e foi com bastante entusiasmo que os profissionais receberam a “boa-nova”.

Com cerca de 17.500 utentes inscritos, a USF Santiago de Palmela também tem uma importante componente formativa: conta com 12 internos do Internato de MGF e acolhe estágios de médicos internos do ano comum, estudantes de medicina, bem como alunos de enfermagem.

Recorde-se que a USF Santiago de Palmela iniciou a sua atividade em Dezembro de 2008, como resposta ao desafio colocado por um grupo de profissionais do então Centro de Saúde de Palmela. O objetivo que pauta a equipa desde o primeiro momento é o de proporcionar um serviço de excelência, de modo a que a oferta de cuidados de saúde aos utentes fosse feita de forma mais adequada e assertiva.

Depois de, em 2009, ter passado a USF “modelo B”, o passo foi dado em 2017, com a candidatura a “Unidade de Saúde Acreditada”. Toda a equipa se manteve motivada ao longo de meses para atingir esse patamar de excelência, apostando na melhoria de procedimentos com vista à otimização da prestação de cuidados aos utentes e a sua satisfação.