ARSLVT acompanha visita da Ordem dos Enfermeiro ao Hospital de Abrantes

Chmt 1 1 690 400
10 Julho 2018

Luís Pisco, Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), esteve no Hospital de Abrantes/Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) para acompanhar a visita de Ana Rita Cavaco, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE), àquela unidade. Em reunião com o Conselho de Administração do CHMT, foi possível trocar ideias sobre a realidade da Enfermagem naquela região.

Com a entrada ao serviço de 19 novos enfermeiros e 17 assistentes operacionais no próprio dia da visita (9 de julho), Carlos Andrade Costa, Presidente do Conselho de Administração do CHMT, salientou o esforço feito desde meados de 2014 na contratação de mais de 100 enfermeiros para o centro hospitalar. O responsável recordou ainda a passagem das 35 para as 40 horas se traduz numa carência de 58 enfermeiros e salientou o tempo record em que se conseguiu contratar as 19 vagas autorizadas. Mais: a situação que pode ser resolvida com a aprovação de cerca de 40 pedidos de substituição por ausência de longa duração.

Da parte da Ordem dos Enfermeiros foram feitas algumas recomendações relativamente ao número de profissionais, propondo a criação da figura do gestor de camas.

Com a ARSLVT foi acordada a realização de uma reunião para que possam ser pensadas estratégias regionais para a Enfermagem.

Na reunião também participaram Ana Paula Eusébio, Enfermeira Diretora do CHMT, Carlos Gil, Vogal do Conselho de Administração do CHMT, Sérgio Branco, Presidente da Secção Regional do Sul da OE, e Sofia Rodrigues, do Conselho de Enfermagem da OE.