CHLO lança guia inédito sobre reconstrução mamária

Livrosenologia 1 1 690 400
05 Julho 2018

O Auditório da Faculdade de Ciências Médicas no polo do Hospital S. Francisco Xavier foi o palco escolhido para a cerimónia de lançamento do livro “Reconstrução Mamária – Manual de Instruções”, que decorreu hoje, 5 de julho. Além dos autores, o evento contou com a presença de Luís Pisco, Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e Rita Perez, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO), entre outros responsáveis do CHLO.


A presidir à cerimónia, Luís Pisco considerou um privilégio poder participar na sessão. “É sempre muito positivo reconhecer o bom trabalho que os profissionais fazem diariamente no Serviço Nacional de Saúde”. O Presidente da ARSLVT felicitou os autores pela iniciativa, saudando-os por “conseguirem colocar à disposição de outros o conhecimento acumulado ao longo de anos”.




A obra “vai ser um bom “porto de abrigo” para as mulheres que precisam de ser mastectomizadas saberem com o que podem contar e esperar de futuro”, defendeu Luís Pisco, salientando também o papel da Associação Unidas para Vencer. “É uma mais-valia enorme para a recuperação das mulheres que escolhem este hospital”.

Por sua vez, Rui Bastos e João Tavares, autores do livro e médicos especialistas do Serviço de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética do CHLO, agradeceram aos profissionais e responsáveis do centro hospitalar, às famílias e às doentes, algumas presentes no auditório. Responder ao desafio de atualizar informação já existente, dar poder/informação às doentes e defender/promover o CHLO e o Serviço Nacional de Saúde foram os motivos que estiveram na base deste livro.




A iniciativa foi igualmente elogiada e acarinhada por Rita Perez, Presidente do Conselho de Administração do CHLO, Vítor Pereira, Coordenador da Unidade de Senologia do CHLO, Enfª Maria do Céu Oliveira, Presidente da Associação Unidas para Vencer e Francisco Costa Domingues, Diretor do Serviço de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética do CHLO.