VIH: Passado, Presente e Futuro 90-90-90

Img 4097  2  1 690 400
05 Julho 2018

Foi hoje, dia 5 de julho, apresentado o relatório "Infeção VIH e Sida - Desafios e Estratégias" que faz o ponto de situação sobre a infeção VIH e SIDA, em Portugal, em 2017. O relatório aponta Portugal como um dos países europeus com mais sucesso na Luta Contra a Sida. Cerca de 91,7% das pessoas que vivem com a infeção VIH estão diagnosticadas, 86,8% das pessoas diagnosticadas estão a ser tratadas e 90,3% das pessoas que estão em tratamento têm carga viral indetetável. Entre outras personalidades, a cerimónia contou com a presença de Luís Pisco, presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

 

 

A abertura da cerimónia ficou a cargo do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo que considerou tratar-se hoje de "um dia histórico" uma vez que Portugal alcançou dois dos três objetivos definidos pelo programa das Nações Unidas para o VIH /sida (ONUSIDA), conhecido como 90-90-90.

Masoud Dara, coordenador do Programa de Doenças Transmissíveis, da Organização Mundial da Saúde Europa, referiu na sua intervenção que "Portugal tem feito um percurso exemplar no que diz respeito à prevenção, deteção, tratamento e cuidados dos doentes com VIH, tendo atingido praticamente todos os objetivos estabelecidos no programa.

O encerramento da cerimónia foi feito pelo Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, referindo que hoje "é um dia importante para Portugal, para os portugueses e para o sistema de saúde português, assim como um sinal do que tem sido feito no domínio da saúde".