Suporte Básico de Vida chega ao ACES Arrábida

Sbvarrabida 1 1 690 400
11 Maio 2018


48 médicos, enfermeiros e assistentes técnicos dos concelhos de Palmela e Setúbal participam hoje, 11 de maio, em dois cursos de Suporte Básico de Vida (SBV) promovidos pela Academia de Formação da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT). A partir de agora, estes profissionais do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Arrábida ficam aptos a atuar em caso de paragem cardiorrespiratória e a salvar vidas.


Ao longo de todo o dia, profissionais da Unidade de Saúde Familiar (USF) Santiago e da USF S. Filipe vão adquirir competências em SBV, o que lhes permite melhor responder aos utentes e evitar casos de morte súbita, situação que todos os anos atinge cerca de 10 mil pessoas em Portugal.

De destacar que a USF Santiago participou neste curso inserida num processo voluntário de acreditação de qualidade.


Esta é a primeira ação de formação em Suporte Básico de Vida a Sul do Tejo e no ACES Arrábida e também pela primeira vez participaram assistentes técnicos, além de médicos e enfermeiros.

Recorde-se que a ARSLVT é a única ARS do País acreditada pelo INEM para formar os seus profissionais em Suporte Básico de Vida e em SBV com Desfibrilhação Automática Externa.