ARSLVT participa no Eurovision Village

Img 1006 1 690 400
11 Maio 2018

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, (ARSLVT) associa-se à iniciativa com uma intervenção do Departamento de Saúde Pública (DSP) e da Divisão de Intervenção nos Comportamento Aditivos e nas Dependências (DICAD), desenvolvendo uma intervenção de Redução de Riscos e Minimização de Danos.

A ARSLVT encontra-se no recinto do Eurovillage desde dia 7 de maio, numa ação concertada entre a DSP e a DICAD, tendo sido esta assumida como uma boa oportunidade para estreitar a articulação entre os dois departamentos. A intervenção é assegurada pelo DSP no período 10h00-17h00 e pela DICAD entre 17h00-24h00 por forma, a ajustar a intervenção às características do público esperado no recinto.


O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, deslocou-se ao Eurovision Village, no dia 10 de maio e, visitou a Unidade Móvel da ARSLVT, onde teve possibilidade de ver, no terreno, o trabalho desenvolvido pela ARSLVT, composta por uma equipa de diversos profissionais de saúde, que prestam informação e aconselhamento a todos os frequentadores do recinto sobre como prevenir comportamentos de risco. 

O posto fixo conta com uma equipa técnica composta por diversos profissionais de saúde, médicos/as de saúde pública, psicólogos/as, assistentes sociais e enfermeiros/as, cuja atividade é:

  • Prestar informação e aconselhamento a todos os frequentadores que contactem o espaço fixo por sua iniciativa;
  • Distribuir preservativos, com o objetivo de reduzir os riscos de práticas sexuais desprotegidas;
  • Divulgar informação aos frequentadores do evento sobre os riscos associados ao consumo abusivo de álcool e do uso de outras substâncias psicoativas ilícitas ;
  • Realizar testes de alcoolémia, enquadrando as implicações de determinada taxa de alcoolémia na condução de veículos, na deslocação até casa e nos comportamentos sexuais desprotegidos;
  • Garantir encaminhamento de alguma situação mais grave, sinalizada como intoxicação alcoólica e/ou de outras substâncias psicoativa, em articulação com os demais intervenientes na área da saúde

Para Luís Pisco, presidente da ARSLVT "a presença das Equipas da ARSLVT neste tipo de eventos é determinante para a activação de um SNS mais próximo das pessoas, designadamente na sua componente de promoção da saúde, uma vez que as pessoas têm outra disponibilidade quando estão em lazer".

Segundo Joaquim Fonseca, coordenador da DICAD "o encaminhamento de situações mais graves, a prevenção de situações de risco e a distribuição de preservativos  estão também nas missões desta unidade de saúde que vai ter, ao todo, 25 profissionais, entre médicos, enfermeiros e psicólogos, distribuídos ao longo dos dias em que o espaço estará aberto".

"Este espaço irá prestar informação e aconselhamento, realizar testes de alcoolemia e monóxido de carbono nos pulmões (para os fumadores), irá garantir o encaminhamento de situações mais graves, e fará ainda a distribuição de preservativos e gel lubrificante. Serão ainda entregues folhetos com informação para a redução de comportamentos de risco, em português e inglês", explicou Joaquim Fonseca.

Para Mário Durval, responsável do Departamento de Saúde Pública da ARSLVT, o objetivo desta missão passa por "tentar prevenir riscos que acontecem nestas situações, sobretudo entre os mais jovens".

Destaque, ainda, para a colaboração da DGS, através do Programa Nacional de Prevenção do Tabagismo, que cedeu dois aparelhos de medição do CO, e do Programa Nacional para a Infeção VIH e Sida, que forneceu gel lubrificante e preservativos reforçados.

Foi,também, lançado um desafio à sociedade civil, que atua na área do VIH SIDA, a que respondeu o GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos que apoiou a intervenção com material preventivo.

A Unidade Móvel estará em funcionamento durante os dias em que decorre o Eurovision Village, no horário das 10h00 às 24h00. De acordo com a organização do evento, estima-se que tenham passado no recinto do Eurovillage cerca de 33.000 pessoas ao longo destes dias.