Pinhal Novo festeja futura USF

Pinhalnovo1 1 690 400
27 Abril 2018


A 23 de abril foi lançada a 1ª pedra da futura Unidade de Saúde Familiar (USF) Pinhal Saúde, no Pinhal Novo, uma obra estimada em 1,2 milhões de euros. A cerimónia organizada por Álvaro Amaro, Presidente da Câmara Municipal de Palmela, contou com a presença de Rosa Valente de Matos, Secretária de Estado da Saúde e de Luís Pisco, Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

Recorde-se que este é um projeto que resulta de um contrato-programa entre a ARSLVT e o município de Palmela num investimento que ronda 1.200 mil euros. O edifício da USF será construído num terreno de 3.000 metros2 cedido pela edilidade.


A melhoria das condições proporcionadas pelas novas instalações vai implicar a melhoria dos ganhos em saúde, porque a atual equipa – composta por três médicos, três enfermeiros e duas assistentes técnicas – poderá duplicar a sua capacidade e dar resposta aos cerca de 5.700 utentes do Pinhal Novo que não têm médico de família. Isso significa que a USF Pinhal Saúde vai prestar cuidados de saúde a mais de 11.000 utentes.


Na sua intervenção, Rosa Valente de Matos referiu que esta solução de proximidade aos utentes constitui um bom exemplo da criação de condições para uma melhor articulação e integração de diferentes níveis de cuidados de saúde. Salientou ainda que só com uma verdadeira articulação em rede, dentro e fora do Serviço Nacional de Saúde (SNS), é possível melhorar a saúde da população.


Comprova-se, mais uma vez, que a colaboração entre a Saúde e as autarquias é uma forma de conciliar vontades e articular respostas, com o propósito de satisfazer e antecipar as necessidades das populações.