Inauguração da USF Almada

Img 0129 1 690 400
06 Abril 2018

A Secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos, inaugurou hoje, dia 06 de Abril, a Unidade de Saúde Familiar (USF) Almada. A governante começou por felicitar os utentes e os profissionais desta nova unidade de saúde, dizendo "estou certa de que com esta equipa jovem e motivada vamos ter utentes satisfeitos e cuidados de proximidade com qualidade, o que também resulta da excelente articulação entre os cuidados de saúde primários e Hospital Garcia de Orta".

Rosa Valente de Matos disse ainda que "em Almada já conseguimos reduzir de 20% para 12% o número de utentes sem médico de família e temos como meta que em 2019 todos utentes tenham médico de família atribuído. É esta aposta que o Ministério da Saúde tem vindo a fazer". 

Luís Amaro, Diretor Executivo do ACES Almada Seixal referiu que "o ACES Almada Seixal é aquele que tem mais USF´s constituídas na região de Lisboa e Vale do Tejo e o 4º a nível nacional, o que nos acarreta responsabilidades acrescidas no que respeita à qualidade assistencial". Luís Amaro terminou a sua intervenção referindo que "a USF Almada é um espaço acolhedor e com condições ótimas para cuidar os utentes de forma personalizada".

 

Por sua vez, Inês Medeiros, Presidente da Câmara Municipal de Almada referiu "estamos certos que esta USF vai ser um local onde todos se sentirão bem acolhidos e acompanhados. A Câmara Municipal de Almada deseja ao ACES de Almada e sobretudo a todas e todos os profissionais que diariamente se disponibilizam para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos Almadenses as maiores felicidades e sucessos".

Integrada no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Almada-Seixal, esta Unidade irá dar resposta a 9.000 utentes da União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas e tem como lema “Cuidar em Proximidade”.

 

Uma equipa jovem e motivada de 5 médicos6 enfermeiros e 4 assistentes técnicas compõe a USF Almada, unidade que assume o compromisso da prestação de cuidados de qualidade, com especial empenho na promoção da saúde e prevenção da doença.

O ACES Almada Seixal tem em funcionamento 19 Unidades de Saúde Familiar (USF), 4 Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), 2 Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC), 1 Unidade de Saúde Pública (USP) e 1 Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP). Tem ainda um Serviço de Gestão de Risco e um Núcleo de Formação e Investigação.

Com cerca de 343.608 utentes inscritos, o ACES Almada Seixal tem por missão garantir a prestação de cuidados de saúde à população dos concelhos de Almada e Seixal, numa área territorial de 165Km2.