Retinopatia Diabética: Mais 3 ACES iniciam rastreio

Rrdlx 1 1 690 400
05 Abril 2018

Os diabéticos dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) Lisboa Ocidental e Oeiras, Lisboa Central e Estuário do Tejo já estão a participar na edição de 2018 do Rastreio de Retinopatia Diabética (RRD) da Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT). Nestes três ACES o RRD teve início a 4 de abril e nos próximos meses vão ser convidados cerca de 41 mil utentes com diabetes tipo 1 e 2. Não serão selecionados para rastreio utentes já em tratamento para a retinopatia ou que fizeram uma retinografia há menos de um ano.

O primeiro dia de RRD – uma atividade totalmente gratuita – registou uma adesão positiva pela população convidada.

No ACES de Lisboa Central, o rastreio está sediado no Centro de Saúde (CS) da Alameda.

No caso do ACES de Lisboa Ocidental e Oeiras, a iniciativa decorre agora no CS de Oeiras, mas vai passar pelas Unidades de Saúde Familiar (USF) Descobertas e Sto. Condestável, CS de Linda-a-Velha e Algés.



No que diz respeito ao ACES Estuário do Tejo, a primeira unidade com o RRD é o CS da Arruda dos Vinhos. Posteriormente, o rastreio vai chegar aos CS de Alenquer, Alverca, Póvoa de Sta. Iria e Azambuja, USF Samora Correia e Terras de Cira.

Recorde-se que o RRD vai decorrer até dezembro em toda a Região e teve início em março, no ACES Lisboa Norte. Em maio vai iniciar-se nos ACES Loures-Odivelas e Sintra. Em junho estende-se aos ACES de Cascais, Amadora e Almada-Seixal.



Este é o terceiro ano consecutivo em que unidades da ARSLVT convidam os “seus” diabéticos a efetuar retinografias para despiste precoce da retinopatia, uma complicação comum da diabetes que pode levar à cegueira.

Estima-se que a doença seja identificada em cerca de 4,5% da população rastreada e o encaminhamento para uma consulta de Oftalmologia é feito em tempo útil, pela precocidade introduzida pelo rastreio ao nível do diagnóstico e tratamento.

O Instituto Oftalmológico Dr. Gama Pinto estabelece o diagnóstico e é por isso um parceiro fundamental da ARSLVT nesta iniciativa.