ARSLVT avança com rastreio de Saúde Visual Infantil

Dsc09562  3  1 690 400
05 Abril 2018

No âmbito da apresentação da Implementação Nacional do Programa de Rastreio de Saúde Visual Infantil, que decorreu no dia 16 de março, em Santa Maria da Feira, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo apresentou o seu programa de rastreio visual infantil para a região.

Trata-se de um programa de rastreio de base populacional, feito nos Cuidados de Saúde Primários, com início marcado para o final do 1º semestre deste ano em 2 Agrupamentos de Centros de Saúde (Oeste Norte e Oeste Sul), que nesta primeira fase irá rastrear 3.020 crianças, sendo alargado a mais 3 ACES até ao final do ano.

O programa de rastreio é destinado a todas as crianças inscritas nos centros de saúde, que perfaçam 2 anos de idade em 2018.

O Instituto Oftalmológico Dr. Gama Pinto é parceiro da ARSLVT neste Programa de Rastreio de Saúde Visual Infantil.

A ARSLVT dá assim continuidade ao compromisso de melhorar a resposta assistencial aos 3,6 milhões de utentes desta região. A missão desta Instituição do Ministério da Saúde, passa por garantir, à população da Região de Lisboa e Vale do Tejo, o acesso à prestação de cuidados de saúde de qualidade, adequando os recursos disponíveis às necessidades em saúde.

A ambliopia é um reconhecido problema de saúde pública, sendo considerada a causa mais frequente de perda de visão monocular entre os 20 e os 70 anos de idade. Admite-se que a sua prevalência nos países desenvolvidos varia entre 1 e 5%. A morbilidade associada à ambliopia não se limita à diminuição da acuidade visual, mas inclui também prejuízo de outras capacidades da função visual com consequências definitivas na vida quotidiana.

A ambliopia instala-se desde idades precoces, sendo uma alteração que cursa de forma assintomática, já que as crianças não exibem sinais clínicos nem verbalizam queixas. Uma vez que a ambliopia é quase sempre unilateral, também não se observam alterações comportamentais capazes de fazer suspeitar da sua presença.