USF Alpiarça recebe Secretário de Estado

Alpiarca1 1 690 400
04 Abril 2018

A funcionar desde dezembro de 2017, a Unidade de Saúde familiar (USF) Alpiarça foi formalmente inaugurada por Fernando Araújo. O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde concluiu desta forma a visita ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Lezíria, a 3 de abril.

O governante felicitou a equipa da USF Alpiarça por se ter “organizado de forma voluntária para alcançar os objetivos de qualidade e melhorar as respostas de saúde” a toda a população daquela localidade ribatejana.



Fernando Araújo sublinhou ainda o empenho dos profissionais daquela unidade em avançar, em breve, com uma equipa de cuidados paliativos. Segundo o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, os cuidados paliativos são a trave-mestra dos Cuidados de Saúde Primários, uma vez que permitem que as pessoas permaneçam no conforto das suas casas, junto das suas famílias.

Também Mário Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, manifestou a sua satisfação em “depois de anos de colaboração com a Administração Regional de Saúde para colocação de médicos”, poder inaugurar uma unidade que dá resposta a todos os habitantes. “Não serão muitos os concelhos da Região que têm utentes com médico de família”, realçou.

Por sua vez, Emanuela Andrade, Coordenadora da USF Alpiarça, e Diana Leiria, Diretora Executiva do ACES Lezíria, agradeceram a presença de Fernando Araújo e a salientaram o investimento feito nos Cuidados de Saúde Primários.



Composta por quatro médicos de família, quatro enfermeiras, três assistentes técnicas e duas assistentes operacionais, a USF Alpiarça funciona em instalações renovadas e possui 6.742 utentes inscritos, todos com médico de família atribuído.

Com cerca de 200.000 utentes, o ACES Lezíria tem por missão garantir a prestação de cuidados de saúde à população dos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém, numa área territorial de 3.485 Km². Possui 12 Unidades de Saúde Familiar (USF), três Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) e sete Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC). Tem também uma Unidade de Saúde Pública (USP) e uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP).

Além das atividades clínicas, o ACES Lezíria desenvolve atividades de vigilância epidemiológica, investigação em saúde, controlo e avaliação dos resultados. Também participa na formação de diversos grupos profissionais nas suas diferentes fases: pré-graduada, pós-graduada e contínua.